sábado, 8 de janeiro de 2011

Entenda porque castrar cães e gatos


Saiba tudo sobre a castração de cães e gatos
Benefícios da Castração -
Lilian Rockenbach 
A cirurgia de esterilização é vista como o único meio de reduzir a população de animais abandonados e desta forma diminuir a transmissão de zoonoses (raiva), diminuir os acidentes de trânsito, evitar a morte dos animais que são recolhidos pela prefeitura.

Entendendo os benefícios que a castração traz para os animais

É comum o dono (tutor) se colocar no lugar do animal e imaginar que o animal sofrerá mutilação. A atividade “sexual” dos animais tem unicamente fins reprodutivos, que a fêmea só permite o acasalamento na fase ovulatória. O macho só tem libido quando a fêmea está no cio.

NAS FÊMEAS, os ciclos improdutivos ocasionam distúrbios comportamentais (gravidez psicológica), probabilidade de formação de cistos ovarianos e, a freqüência de tumores mamários é bastante significativa em cadelas não castradas. São rotinas em clínicas veterinárias cirurgias emergenciais em virtude de Piometra (infecção uterina com acúmulo de pus). Os hormônios reprodutivos são diabetogênicos. Não é incomum o aparecimento de diabetes em fêmeas tendo por causa primária os ciclos ovarianos.

A gravidez psicológica é bastante comum. Os sintomas são os mesmos da gravidez normal: falta de apetite no início e depois aumento, dilatação das mamas (em alguns casos secreção de leite), corrimento vaginal, útero palpável carência e vontade de ficar perto das pessoas, posse e proteção exagerada de alguns objetos e até mesmo comportamento agressivo por proteção maternal. Algumas constroem até mesmo ninhos para os filhotes. Os sintomas duram em torno de dois meses, o jeito é esperar e dar algum bichinho de pelúcia para que seja o seu filhote. Para prevenir, esterilizar as fêmeas.

A piometra é uma doença do útero, comum em cadelas e gatas não castradas. Para prevenir, esterilize seu animal.

O risco de desenvolvimento de tumor mamário é de 25% nas fêmeas em geral, e diminui para menos de 1% nas castradas.  Injeções para evitar gravidez (terapia estrogênica) aumentam muito o risco de tumor mamário.
Nunca use injeções para evitar gravidez em cachorra ou gato.  

A gravidez psicológica pode aumentar o aparecimento de lesões cancerígenas.

A esterilização ajuda muito para manter o animal saudável.

Em todo o mundo, a população de cães e gatos aumenta. Os animais rejeitados são abandonados nas ruas, onde sofrem de fome, falta de abrigo e cuidado veterinário, além dos maus tratos e atropelamentos. A maioria morre de doenças, fome, sede e crueldades ou são friamente assassinados nos ccz (centro de controle de zoonoses) da prefeitura, para onde são levados animais quando alguém chama resgate público.

A prática de esterilização previne muito mais sofrimento e prejuízo do que são impostos aos animais pela esterilização. Lembre-se também de não comprar filhotes nos pets-shop ou canis.

Adote um animal de rua e assim você vai estar salvando sua vida e reduzindo a demanda das lojas e criadores de animais que são "fábricas de filhotes", apenas para ganhar dinheiro, sem nenhum respeito a vida, sem nenhuma consideração com o sofrimento brutal dos animais abandonados.

Castrar Animais é a Melhor Solução para acabar com o Abandono

Existem algumas maneiras de se lidar com o problema dos animais abandonados: - Você pode ignorá-los. Pode também chamar a carrocinha e se livrar rapidamente deles. Nestes dois casos, você os estará condenando à morte prematura e lhes tirando toda chance de serem felizes e de fazer alguém feliz. Ou pior ainda, os animais serão encaminhados para pesquisas, onde serão torturados lentamente e sem compaixão até a morte.
A outra possibilidade, a castração, deveria ser patrocinada pelo poder público que, infelizmente, não honra seu voto e nem seus impostos. Você, por outro lado, pode dedicar aos animais um pouco de seu tempo e encaminhá-los para uma vida digna. A castração é a única saída para evitarmos a proliferação dos animais abandonados. A castração é a única possibilidade viável de acabarmos com as mortes desnecessárias. 

O desrespeito das pessoas e do poder público para com os animais só será amenizado quando a quantidade de animais de rua diminuir de forma drástica. Hoje tornou-se natural nosso contato diário com a miséria e o abandono. 

Quando a miséria e a dor deixam de chocar as pessoas, pois o fato se tornou banal, só a diminuição do problema pode surtir algum efeito: quando as pessoas deixarem de ver animais morrendo pelas ruas o tempo todo, irão se chocar com casos esporádicos. E isto só poderá ocorrer se os animais forem castrados e pararem de procriar. Com o passar do tempo, os que permanecerem nas ruas irão morrer e não deixarão descendentes.


Temos que tentar fazer as pessoas compreenderem a necessidade de ter em casa somente animais castrados e de doar sempre animais castrados. Esta é a única saída para o problema do abandono e do excesso populacional. 

Para que a medida seja ainda mais eficaz, devemos também ensinar as vantagens da castração de um animal: ele ficará livre de várias doenças e terá uma vida muito mais longa e saudável. Ela ainda impede fugas e atropelamentos de machos que fogem atrás de fêmeas no cio: 90% dos animais que se extraviam não são castrados. 



Você, que é cidadão consciente e não perdeu o respeito pela vida, poderá abrigar estes animais por breve período enquanto procura um lar para acolhê-los. Além do prazer que é cuidar de um animal, você também se sentirá gratificado por haver salvo uma vida. Com isto, você estará diminuindo o problema do abandono, encontrado uma saída para animais sem nenhuma chance e contribuindo para a valorização da vida e de valores éticos que não têm preço. 


Não se omita, sempre que puder, castre um animal e salve uma vida.

CASTRAR É UM ATO DE AMOR  !!!!!!!!!!





José Franson -  Para o controle populacional de cães e gatos, o indicado é a esterilização de fêmeas. Por ser absolutamente desnecessário a esterilização de machos, considero crueldade esterilizar os animais machos. Vide projeto postos veterinários de proteção aos animais.

Campanha nacional permanente - “Fecha canil do CCZ - Tortura nunca mais” Eu aderi. (cole o slogan/link no email, blog, seja criativo)

                                                      


4 comentários:

Anônimo disse...

Eu não gosto nem de olhar.Chega até a doer.

Anônimo disse...

Mais o que !?! Vocês querem proteger os animais ou mata-los ? Achei que vocês gostassem de animais, não gostei nem um pouco da ideia os animais também querem ser feliz! Eles também querem ter uma família! Então deixa eles serem feliz com suas famílias, você não é feliz ? Não gosta da sua família ou você não tem ? Pois bem eles gostam, eles precisão de carinho e proteção.

Sandra. disse...

Se eu vivesse num Mundo Perfeito,todos os animais:
racionais e irracionais,teriam a chance de procriarem ao menos uma ou duas vezes,caso a primeira ninhada morresse e depois naturalmente,sem precisar de castração,para evitar engravidar ou pegar doenças,nós,os animais não sentiriamos necessidade de procriarmos e seriamos mais saudáveis e felizes vivendo com nossos filhotes,sem superpopulação,sem abandono,sem atropelamento,sem crueldades,sem pesquizas cientificas com cobais animais "os irracionais",irracionais?É,seria Um Mundo Perfeito,mas isto,não passa apenas de um lindo e maravilhoso Conto de Fadas,que até muitas das crianças não acreditam mais.

Sandra. disse...

Oi José,no momento estou lendo,compartilhando no Facebook,falando com uma pessoa aqui,outra ali,bem formiguinha,uma migalhinha de cada vez.