quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Proibir animais nos circos em todo Brasil - Mobilização Nacional


PROIBIÇÃO  DE QUALQUER ESPÉCIE DE ANIMAIS
EM CIRCOS NO BRASIL
(PL 7.291/06)


Governo Federal quer regulamentar ANIMAIS EM CIRCOS!

Manifeste-se !!!

As ministras Ana de Hollanda, da Cultura, e Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, criaram um Grupo de Trabalho Interministerial com a finalidade de promover debates, estudos e sugerir critérios com vistas à regulamentação da participação de animais em espetáculos, eventos e apresentações em circos e outras atividades afins. O texto sequer esclarece quais seriam as “atividades afins”, que podem inclusive incluir rodeios e manifestações semelhantes!

O Grupo foi criado através da Portaria 74, de 5 de agosto de 2011 (ANEXO EM PDF) . Sabe-se que alguns representantes dos ministérios defendem a manutenção do uso de domésticos e domesticados em circos, como cães, gatos, cavalos, dromedários, camelos, coelhos e algumas aves.

Esse posicionamento de segmentos do governo federal passa por cima da vontade da sociedade brasileira. Enquete realizada pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, com 285 mil participações computadas, apontou 82% de votos contrários. E em 2008, o Fantástico, da Rede Globo, lançou consulta sobre a presença de animais em circos e apurou 96% de telespectadores dizendo NÃO AOS ANIMAIS EM CIRCOS.

A ministra Izabella Teixeira, mesmo tendo assinado a portaria conjunta, posicionou-se recentemente contrária a qualquer animal em circo, da mesma forma que Marina Silva já havia feito ao ocupar a pasta. O Ibama, ainda no governo Lula, também posicionou-se contrariamente ao uso de qualquer animal em circo. Resta saber se esta posição será mantida no atual governo.
Já o Ministério da Cultura sempre defendeu a posição dos circenses, alegando que circo é cultura.É bom lembrar que o Projeto de Lei Federal 7291/2006, que proíbe em todo o Brasil o uso de animais em circos, aguarda há um ano na fila dos projetos que já podem ser votados no Plenário da Câmara dos Deputados. E mesmo que seja aprovado, ainda deve voltar ao Senado de onde é originário. Portanto não se pode prever quando será transformado em lei. 

Além disso, o texto dá prazo de oito anos, para a retirada total dos animais dos circos, tempo em que os animais continuarão maltratados em circos, em milhares de cidades e nos estados que não tem lei proibindo espetáculos circenses com animais. 

Isso demonstra o perigo de uma regulamentação do governo federal sobre uso de animais em circos. Daí a importância de nos manifestarmos!


ANIMAL EM CIRCO NÃO É CULTURA E NEM DIVERSÃO! É BARBÁRIE!CIRCO LEGAL NÃO TEM ANIMAL, senhoras Ministras !
## ANA DE HOLLANDA, Ministra da Cultura

Tels.: (61) 2024-2460/ 2464 / Fax.: (61) 3225-9162

Esplanada dos Ministérios, Bloco B, sala 401 / CEP 70068-900 Brasília – DF
##

  IZABELLA TEIXEIRA, Ministra do Meio Ambiente                                                                         
E-mail: gm@mma.gov.br

Telefones: (61) 2028-1057/1289 / FAX: 2028-1756

Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 5º andar / 70068-900 - Brasília – DF

Links importantes:

Izolina Ribeiro

Sugestão de texto 
Assunto - Súplica pela não regulamentação das torturas
Prezadas Senhoras Ministras,
Com muita preocupação tomamos conhecimento da Portaria Interministerial nº 74/2011 publicada no DOU (Diário Oficial da União), em 10/08/2011, que cria grupo para estudar a regulamentação do uso de animais em espetáculos e afins.
Consideramos verdadeira afronta a ética toda tentativa de regulamentar a tortura e a crueldade. Não consideramos o homem como Senhor dos viventes. Não precisamos argumentar sobre as torturas e crueldades sem limites a que são submetidos os animais usados para divertir humanos sem ética nem coração, que conscientes ou não estão a estimular a violência que tanto desejamos seja minimizada em nossa sociedade.
Solicitamos encarecidamente as ilustres ministras deste governo que tantas esperanças traz a todos os Brasileiros, que recuem e revoguem a referida portaria, e busquem maneiras de banir todas as torturas e crueldade com animais. Sabemos que as mulheres são mais afetas a sentimentos de compaixão e amor a vida que os homens, por favor amigas ministras e membros designados pela portaria, escutem a voz dos torturados e a súplica de dor dos animais.
Muitíssimo Grato.
(Seu nome)

Campanha nacional permanente - “Fecha canil do CCZ - Tortura nunca mais” Eu aderi. (cole o slogan/link no email, blog, seja criativo)


5 comentários:

Nanda disse...

Esse projeto é bem bacana,foi feito outro projeto desses pelos irmãos Bill e Tom Kaulitz, vocalista e guitarrista da banda Tokio Hotel http://tokiohotelloverss.blogspot.com/2010/12/petade-bill-e-tom-contra-o-uso-de.html

beyonce disse...

Os animais sao mal tratados no circo?????
Hahahaha. A circos e CIRCOS a zologicos e ZOLOGICOS, qual é a diferensa entre os circo e os zoos?? Estao fechados, no zoo tambem fazem shows mas mais do que no circo e continuao sem estar no abitat natural deles digao qual e a diferença???
Esta polemica com os animais comparua com a politica nao existe um partido melhor nem pior so existem pessoas.
Recordem..
Como amiga dos animais nao abamdonei os meus leos k tinha no meu circo doeios ao zoo y pasado nao muito tempo fui velos ao zoo y estavao com merda ate ao pescoço y so tinhao pele y osso...isto nao é mal trato?? os leos encuanto tiverao no meu circo nunca estiverao assim....o que achao disto?? Onde estavao melhores no meu circo o no zoo?? Oooo senhore vao para vosa casa lavar a roupa suja que nos os do circo lavamos a nossa...

José Franson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Franson disse...

Eu luto pelo fim dos circos com animais e também pelo fim dos zoológicos... Todos eles... O animal humano não evoluiu o suficiente para entender que não é senhor dos viventes.

beyonce disse...

Muiti bem... atao acabem tambem com as ongs k eles sim sao senhores dos animais com a desculpa de k e para os proteger....soltem todos os animais para eles viverem na sua natureza k e ai k eles pertencem