quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Fechar o canil municipal CCZ - Machado MG - Campo de concentração de inocentes


MAUS-TRATOS!
Situação encontrada no dia 02/11/2011. 
Voluntários foram até o chamado canil municipal e ali encontraram cenas de horror e maus tratos. 
Os cães estavam sem água, sem ração, famintos e brigavam (há excesso de cães e não são divididos da maneira correta).
Havia tanta sujeira, fezes, urina, mau cheiro e moscas que os cães ficavam espremidos nas laterais do local sem nem espaço para deitarem.
Foi encontrado UM CÃO MORTO por briga, como já aconteceu várias vezes.
O cão morto estava na porta provavelmente tentando sair mas morreu encurralado.
Os cães submissos e debilitados não conseguem se alimentar pois os dominantes não deixam e acontecem brigas e muitos estão ficando a cada dia mais fracos, mtos são machucados e apenas a A4P que cuida dos ferimentos com medicamentos e veterinários qdo há tempo.
É justo tirar das ruas para morrer dessa maneira?? 
Canil não diminui a superpopulação dos cães de rua, o que diminui é a esterilização, a castração em massa apenas. 
ISSO NÃO PODE CONTINUAR!!!
Só lembrando que é proibido passar a famosa carrocinha e recolher cães de acordo com a LEI MUNICIPAL 2159/2009 Cap II Art 27 - Fica expressamente proibida a cptura de animais pelas chamadas "carrocinhas" e\ou qualquer método semelhante e do mesmo propósito, por qualquer pessoa. PARAGRAFO ÚNICO: Fica proibido matar indiscriminadamente com o pretexto de controle populacional, ou qualquer outro pretexto, assim como a captura de animais através das chamadas carrocinhas e\ou outras maneiras que não forem feitos para o bem do animal.







Carta pública ao Prefeito de Machado MG - Sr. Roberto Camilo Órfão
Poste na página da ouvidoria da Prefeitura de Machado
Prefeito de Machado MG - Sr. Roberto Camilo Òrfão

“EXMO SR PREFEITO DA CIDADE DE MACHADO/MG - Roberto Camilo Órfão
Senhor  Secretário de Saúde Douglas Moreira
Senhora Lívia Mendes Oliveira – Chefe da Vigilância Sanitária
Responsáveis pelo canil municipal de Machado/MG

Venho por meio desta  demonstrar a V. Sas. minha indignação perante a situação absurda   em que se encontram os cães abrigados no canil municipal da cidade de Machado.  Segue o relato de testemunhas que chegou ao nosso conhecimento:
“Voluntários foram até o chamado canil municipal no dia 02/11 e ali encontraram cenas de horror e maus tratos. Os cães estavam sem água, sem ração, famintos e brigavam (há excesso de cães e não são divididos da maneira correta). Havia tanta sujeira, fezes, urina, mau cheiro e moscas que os cães ficavam espremidos nas laterais do local sem nem espaço para deitarem.
Foi encontrado UM CÃO MORTO por briga, como já aconteceu várias vezes. O cão morto estava na porta provavelmente tentando sair mas morreu encurralado. Os cães submissos e debilitados não conseguem se alimentar pois os dominantes não deixam e acontecem brigas e muitos estão ficando a cada dia mais fracos, muitos são machucados e apenas a Associação quatro patas que cuida dos ferimentos com medicamentos e veterinários quando há tempo.”
Conforme relatado a prefeitura municipal trata os animais confinados com total descaso, não considerando que esses cães são vidas que merecem respeito e têm seus direitos resguardados por lei. Só lembrando que é proibido passar a famosa carrocinha e recolher cães de acordo com a LEI MUNICIPAL 2159/2009 Cap II Art 27 - Fica expressamente proibida a cptura de animais pelas chamadas "carrocinhas" e\ou qualquer método semelhante e do mesmo propósito, por qualquer pessoa. PARAGRAFO ÚNICO: Fica proibido matar indiscriminadamente com o pretexto de controle populacional, ou qualquer outro pretexto, assim como a captura de animais através das chamadas carrocinhas e\ou outras maneiras que não forem feitos para o bem do animal.
É justo tirar das ruas para morrer dessa maneira? Canil não diminui a superpopulação dos cães de rua, o que diminui é a esterilização, a castração em massa apenas. 
ISSO NÃO PODE CONTINUAR!!! O contato com o secretário de saúde e a responsável pela vigilância sanitária foi tentado reiteradas vezes, todas sem sucesso, apenas promessas e tudo continua na mesma maneira.
Não sei se é de vosso conhecimento, mas o prefeito é tutor legal de todos os animais abandonados do município. Portanto, o Ministério Público pode exigir mudanças na postura do município em relação aos animais e multar a cidade diariamente caso haja descumprimento da decisão judicial.
Também hoje em dia, a parcela da população que se preocupa, se organiza e atua de forma enfática para cuidar de animais abandonados e defender seus direitos consiste em quantidade muito grande de pessoas que são extremamente engajadas e unidas. Assim, os eleitos para cargos do executivo e legislativo deveriam atender a esse segmento da sociedade que pode sim, eleger ou boicotar uma campanha ou uma figura pública. Já aconteceu com marcas famosas de roupas, calçados, festas de rodeio entre outros.
Isto posto, como cidadão que sou , exijo o cumprimento da lei federal e a municipal mediante uma mudança de postura em relação aos animais errantes deste município. O canil municipal precisa ser um lar provisório onde os animais são atendidos, medicados, tratados, castrados e encaminhados para adoção. Exterminar e deixar vidas definhando não é solução para o problema. Espero que Machado se torne um exemplo de respeito à vida. Se não há condições de se ter o local (como demonstram que não há condição nenhuma), então fechem e acabem com ele. Ou se faz da maneira CORRETA e DIGNA, ou não se faz.
Aguardo resposta.

Seu nome

######

Receba notícias da 'família amigos dos animais de Machado' grupo de eleitores organizado exclusivamente para 'convencer o prefeito a executar o projeto 'Postos veterinários de proteção aos animais' - Solução definitiva para o sofrimento dos animais abandonados. Envie email email para gislaine.7626@hotmail.com 

Campanha nacional permanente - “Fecha canil do CCZ - Tortura nunca mais” Eu aderi. (cole o slogan/link no email, blog, seja criativo)

5 comentários:

Anônimo disse...

Como é possivél tanta falta de sentimentos por parte destas ditas pessoas??? Podem ser tudo, menos humanos,onde está o respeito pelos animais??? onde se encontra a dignidade destes??? Sr. humano de quinta categoria, eu tenho vergonha e nojo de pensar q respiro o mesmo ar q esta gentinha:-(((

Anônimo disse...

AQUI NO RS...FOI ABERTA UMA MP CONTRA A PREFEITURA E FOI ENVIADO AO JUIZ A REPERCURSSÃO NA MIDIA SOBRE O ABRIGO MUNICIPAL...O JUIZ MANDOU FECHAR O CANIL....

Anônimo disse...

É uma vergonha tanto descaso com os "sem vez e sem voz". É preciso que as autoridades se atentem p/ com o que acontece com os pobres animais.
Queria ver se fosse com os digníssimos seres humanos, o que fariam?
ESSA SITUAÇÃO É DESUMANA E CRUEL.

José Franson disse...

Olá José Franson,
Adorei o projeto e dede já agradeço e muito a colaboração.

Machado está hoje com cerca de 39.500 habitantes, como estamos findando uma gestão não há previsto no orçamento rubricas com o montante previsto na implantação de 2 Unidades, mais iremos iniciar com a implantação de uma unidade em prédio próprio do município e acrescentar outra para o orçamento do ano seguinte.

Estarei enviando o projeto para a Coordenação de Zoonoses da Sec. de Saúde para análise e andamento do projeto. Gostaria de poder contar, mais uma vez, com sua boa vontade, para nos auxiliar com quaisquer dúvidas que porventura surgirem..

Mais uma vez, muitíssimo obrigado e vamos a luta

Abraço

Douglas Moreira Dias
Sec. de Saúde de Machado
Pres. do Cosems Alfenas

José Franson disse...

O Projeto a que se refere o Sr. Douglas refere-se ao "Projeto postos veterinários de proteção aos animais" - Solução definitiva para o sofrimento dos animais abandonados".