quarta-feira, 13 de julho de 2011

Doação de animais - dicas e cuidados - Adoção consciente

Pesquise muito antes de aceitar um adotante

Diariamente as Ongs de proteção animal recebem pedidos de ajuda de pessoas que precisam doar seus animais, ou porque vão mudar de residência, ou por outros motivos.
Este texto contém dicas para que as pessoas façam uma doação segura e consciente, para que o animalzinho tenha uma vida feliz, e para que o antigo dono não sofra ao saber que seu animal caiu em mãos erradas.

Doação de animais: dicas e cuidados
A doação de cães e gatos exige certos cuidados. 
Mesmo conhecendo a pessoa candidata à adoção, ou esta sendo indicada de algum amigo ou parente, procure saber se o animal não será repassado para terceiros.
Doações pela Internet também têm ajudado muitas pessoas e animais, porém alguns cuidados devem ser tomados.
Algumas ONGs de proteção animal costumam pedir xerox de RG, CPF e comprovante de residência para candidatos à adoção de cães e gatos. Outras ainda exigem a assinatura de termos de compromisso de posse responsável, onde a pessoa se prontifica a devolver o animal em caso de maus tratos ou inadaptação do mesmo.
Mas se você não quiser fazer o mesmo, peça telefone, endereço e visite o local antes de doar.Você tem o direito e o dever de saber onde e como seu mascote vai viver.
Não permita que o adotante vá buscar o animal. Pegue o endereço para você conhecer o local onde o animal vai ficar.

Caso a pessoa não queira fornecer o endereço, não doe.
Certifique-se para que seu cão ou gato não caia nas mãos de pessoas inaptas ou alguns criadores inescrupulosos que confinam os animais em canis ou gatis pequenos e sujos, tirando cria indiscriminadamente, para descartá-los aos 6/7 anos quando não poderão mais procriar. Alguns até criam os animais em gaiolas.
Desconfie de quem tem muitos animais e quer fêmea de raça, porém os machos também são usados para procriação, sendo logo depois descartados.
Nem sempre essas pessoas possuem canil, às vezes são criadores de fundo de quintal que têm a ilusão de ganhar dinheiro com comércio de animais, e querem iniciar a criação com apenas um ou dois cães.
Se for para doar para pessoas que querem o animal apenas para guarda, visite o local antes para ver se vão deixar o cão em um lugar adequado, com abrigo para chuva e sol, e não acorrentado ou confinado em pequenos canis de fábricas, estacionamentos, empresas, postos de gasolina, depósitos, favelas...).

Atenção: Atualmente tem pessoas adotando cães de grande porte para alugá-los para guarda. Muitas vezes estes animais são alimentados dia sim, dia não, e quando ficam doentes e velhos são descartados.
Dê preferência para famílias que tenham condições financeiras para arcar com gastos (rações, vacinas, produtos para parasitas), e que possam cuidar do animal com carinho.
Explique que o animal deve ser devolvido para você caso ele não se adapte, para que você possa escolher outra pessoa para adotá-lo. Se você não aceitá-lo, saiba que ele poderá ser repassado para qualquer pessoa, e você o perderá de vista.

Se possível, castre seu cão ou gato antes de doá-lo para evitar que ele seja explorado comercialmente por pessoas que querem apenas tirar crias para vender. Com isso você também estará contribuindo para o controle de natalidade animal, evitando nascimento descontrolado, abandono e morte de cães e gatos. A castração também evita fugas e doenças como câncer de útero e mamas, e piometra nas fêmeas, e câncer e hiperplasia da próstata em machos.

Também não se recomenda doar uma animal adulto para sítios ou casas de veraneio. Ele poderá fugir e nem sempre os caseiros cuidam bem do animal.
Os sites de doação/adoção são muito úteis para ajudá-lo a recolocar um animal.
Procure também orientar-se com protetores e Ongs de proteção animal, que poderão ajudá-lo bastante na divulgação e doação do animal.
Não tenha pressa, às vezes escolher uma pessoa adequada pode demorar dias, semanas e até meses.
O importante é que o animal seja bem colocado, não seja abandonado futuramente, ou fuja por negligência dos adotantes.
Tenha em mente que o adotante deve ser responsável, ter condições financeiras, local adequado e tempo para cuidar do bicho.
Não doe para crianças ou jovens sem antes conversar com os pais ou responsável.
O animal pode estranhar inicialmente o novo ambiente, e pode tentar fugir. Por segurança, se possível, doe o animal com uma coleira com plaquinha de identificação com o seu telefone celular ou do novo proprietário.Nos lojas COBASI gravam-se as plaquinhas na hora.

Já ocorreram casos de doações desastrosas. Fique atento para que o seu animalzinho não caia nas mãos de pessoas desequilibradas e mal intencionadas como:

*psicopatas que adotam cães e gatos para matar
*pervertidos que adotam cães e gatos para estuprá-los
*pessoas que adotam animais para serem sacrificados em rituais religiosos
*pessoas que adotam animais para alimentarem cobras de estimação

Não doe sem checar as informações. Algumas pessoas mentem, dando nome, telefone e endereço falsos.

Anuncie no site: www.webanimal.com.br
Pesquise outros sites de adoção/doação de animais na Internet.
Fonte: PROJETO BATALHA ANIMAL – São Paulo

Blog de adoções/desaparecidos/procurados só de Tatuí SP - http://tatuicao.blogspot.com/


José Franson - Chegará o dia, e que seja o mais breve possível, quando doações de animais seja excessão, quando o candidato a adotante terá que enfrentar critérios rígidos e procurar muito. Sonho??? Não é sonho, será realidade se nós protetores nos unirmos e focar nossa luta em diminuir a superpopulação de animais, principal vetor que leva ao abandono de animais. Como fazer isto??? Até agora não tínhamos luz no fim do túnel. Agora temos. Por favor, leia, analise e lute para que seja executado em cada cidade o projeto "Postos Veterinários de proteção aos animas" - Solução definitiva para o sofrimento dos animais abandonados. - Faça você que lê este artigo uma profissão de fé, que irá fazer de tudo para que o projeto seja executado. Você pode... não espere que outro faça. Quem sabe faz a hora não espera acontecer. Grato.

Sugestão - Vamos deixar de usar os termos "feiras de adoção" "festas de adoção"? Afinal nossos amigos não são mercadoria. Que tal "encontros de adoção"?  

Campanha nacional permanente - “Fecha canil do CCZ - Tortura nunca mais” Eu aderi. (cole o slogan/link no email, blog, seja criativo)

Nenhum comentário: