terça-feira, 19 de julho de 2011

Pet Shop - Banho ou tortura? - Cuidado...

BANHO OU TORTURA?
01.TEMPERATURA DA ÁGUA
Mesmo tendo condições de oferecer um banho de água morna, a maioria destes estabelecimentos utiliza água fria por questões de economia, já que os proprietários dos animais raramente estão presentes.
02.ESCOVÕES
Durante o banho os animais são esfregados com escovões de cerdas rígidas,aqueles usados para esfregar capachos.
O ideal é ensaboá-los apenas com as mãos,massageando os pelos.
03.ENXUTOS COMO OBJETOS
Muitos pets estão usando máquinas com jatos de ar frio ou quente demais, como aqueles que se usam para limpar carros.
Você pode imaginar como isto é desconfortável e traumático para os animais?
04.SECADORES SEM APROVAÇÃO DO INMETRO
Quanto à secagem dos pelos, esta deveria ser realizada com secadores realmente apropriados para a finalidade,emitindo ar morno e ruídos moderados, não causando prejuízos a sensibilidade auditiva dos animais.
O que se encontra normalmente são secadores fabricados em “fundo de quintal” , verdadeiros canhões demasiadamente barulhentos que nem nós,humanos,conseguimos suportar.

05.AGULHADAS NOS OLHO
Durante a secagem são utilizadas escovas de cerdas muito finas como agulhas. Desta forma estas deveriam ser utilizadas de forma cuidadosa, mas isto infelizmente quase nunca acontece.
O risco destas cerdas pontiagudas entrarem nos olhos é grande,pois os cães recebem escovadas em suas cabeças e também em seus olhos e orelhas de forma vigorosa e apressada.
06.TESOURAS SEM PROTEÇÃO
Depois de secos, os riscos de machucados são grandes pois o uso da tesoura é feito  quase sem nenhuma cautela e muitas vezes por pessoas não habilitadas.
O ideal seria a utilização de tesouras sem pontas ou com protetor,principalmente nas áreas próximas aos olhos.
07.PONTA DE TESOURA DENTRO DOS OUVIDOS
É muito comum estes “profissionais” enrolarem algodões em pontas de tesouras e colocarem dentro dos ouvidos dos cães para secá-los, o que é muito recriminada pelos especialistas, pois muitas vezes o algodão pode sair sem que o profissional perceba, podendo causar perfurações no tímpano dos animais. 
Também é inadequado o uso de substâncias como talcos ou líquidos que não evaporam, o que pode causar otites.
08.LÂMINA INADEQUADA
Quanto à tosa higiênica o ideal é a utilização da lâmina n° 10 ou 07, que não causam alergias,irritações ou assaduras na pele dos cães.
É comum os pets usarem a de n° 30 (raspagem máxima e muito agressiva),causadora de vários tipos de lesões.
09.SEM ESTERILIZAÇÃO
Quanto às máquinas tosadoras, suas lâminas deveriam ser submetidas ao processo de esterilização após o uso, evitando as doenças dermatológicas contagiosas.
10.APLICAÇÃO DE ANESTÉSICO INJETÁVEIS
Com efeito sedativo e relaxante muscular. Além de desnecessário e arriscado , o proprietário só desconfia quando recebe o animal ainda sonolento.
Há casos de animais que morreram em pets por causa disto, e os responsáveis pelo estebelecimento argumentam que foi um ataque cardíaco.
Na dúvida, leve o animal para autópsia.
11.MICROONDAS PARA SECAR OS ANIMAIS
Existem alguns estabelecimentos que utilizam máquinas de secar, onde os animais são colocados no seu interior, sendo emitido o ar quente até a secagem total dos pelos.
Muitos morrem por asfixia ou choque térmico. Alguns sofrem queimaduras na córnea ou em outras partes do corpo.
Há caso registrado pela proteção animal de São Carlos onde o cão teve suas 04 patas torradas dentro de uma clinica veterinária desta cidade.
12. FUGA DO ANIMAL
Ongs de proteção animal têm recebido inúmeras denúncias de proprietários de animais que deixaram seus pets para banho ou tosa e na hora de buscá-los recebem apenas uma resposta do tipo: _"Infelizmente ococreu um acidente. Seu cão ou gato fugiu da mesa ou do tanque...
Há um caso registrado em Santo André (S.Paulo) onde os donos deixaram um lindo cocker para banho, e receberam de volta o corpo do animal que havia fugido e fora atropelado.
13. Espancamento
Alguns animais ficam agitados ou agressivos durante o banho podendo morder os tratadores.
Existem registros de animais entregues com fraturas devido à pancadas que receberam nestes estabelecimentos.
PARA SUA SEGURANÇA E DE SEU ANIMAL, AO DEIXAR SEU PET PARA BANHO OU TOSA, PEÇA NOTA FISCAL COM OS SEUS DADOS E A DESCRIÇÃO DO ANIMAL (RAÇA, IDADE, SEXO).EXIJA QUE SEJA FEITO EM PAPEL TIMBRADO DA LOJA.
EM CASO DE FUGA OU ESPANCAMENTO, FAÇA UM BOLETIM DE OCORRÊNCIA.
AS APARÊNCIAS ENGANAM, MUITAS VEZES POR TRAZ DE UM BONITO PET  SHOP ENCONTRAM-SE MUITAS IRREGULARIDADES.
ACOMPANHE SEU CÃO SEMPRE QUE POSSÍVEL, OU CHEGUE DE  SURPRESA NO LOCAL. SÓ ASSIM VOCÊ PODERÁ CONFERIR SE O LOCAL ESCOLHIDO É CONFIÁVEL.
PROCURE DEIXÁ-LO O MÍNIMO DE TEMPO NECESSÁRIO NO PET.
SEU ANIMALTE AMA E CONFIA EM VOCÊ.
####
Assunto: ALERTA - PET SHOP - NÃO DEIXE UTILIZAREM FORNOS DE SECAGEM

Muitos animais têm suas patas e RETINA queimados, nos fornos de secagem – não deixe utilizarem fornos de secagem!!!!!
Abs,
Martha Follain
####
Hoje o dia foi muito triste!!! Levamos nosso Dog Giginho pra tomar banho e nos entregaram ele morto!! É isso mesmo!! "Morto"!!! Morreu enforcado pela coleira enquanto o banhista atendia o telefone!!! Feito B.O e tudo mais.....só que isso não vai traze-lo de volta!!


REPASSANDO - ATENÇÃO: É revoltante mas, pra quem não sabe, acontece muito por aí. Divulgando o endereço desse pet assassino: SPA DOS BICHOS fica na Rua: João Antonio Pedroso N: 86 - Ipiranga - SP
Celia Coev
####
"Lamento a perda do Giginho, mas é preciso acabar com essa mania de deixar nossos companheiros "abandonados" nos pet. Ninguém larga um filho no pediatra e vai cuidar de outros afazeres. Pior ainda é quando as pets mandam buscar os animais em casa com a caixa de transporte presa sobre a roda da frente da bicicleta. O sofrimento para o animal é enorme. E poucos se tocam para isso. Na pet o animal corre risco de cair, ser cortado, APANHAR do tosador sem paciência E QUE NECESSARIAMENTE NÃO PRECISA GOSTAR DE ANIMAIS (é apenas uma profissão). Já invadi um local de tosa justamente por chegar e ver um cão pendurado pela coleira por ter caído da banheira (esse não morreu). Em outra pet aguadei o dono de um cão chegar para informar que vi o seu animal ser agredido varias vezes durante a tosa. Também já me manifestei diversas vezes em ser contra o que eu considero um absurdo "abandonar" os animais em pet para banho e etc. Gente, é muito pouco tempo para o dono aguardar e muito sofrimento para o seu melhor amigo. Desculpem, mas estou aproveitando para fazer mais um alerta a todos. NÃO "ABANDONEM" SEUS AMIGOS NA HORA DO BANHO. Muitos não abandonam seus carros quando levam para lavar.
Abraços e mais uma vez meus sentimentos pela perda.
Jorge Milesi Romano"

####

Maus Tratos a Animais por Funcionários de Pet Shops
- O Que o Tutor do Animal Deve Fazer:
1. Em casos de maus tratos por pet shop, o tutor do animal deverá obter um laudo feito por veterinário que comprove os maus tratos;
2. Com este documento, poderá registrar a ocorrência de maus tratos na Delegacia de Policia mais próxima (BO), para iniciar o procedimento por maus tratos;
3. Ainda com este mesmo documento, mais todos os recibos de tudo o que tiver gasto com o animal depois da agressão, o tutor deverá ir ao “Forum Cível” mais próximo de sua casa e abrir  - no Juizado Especial - um processo contra o pet shop, pedindo indenização por danos materiais;
4. Encaminhar cópia de tudo para o Conselho Regional de Medicina Veterinária, pois todo pet shop deve ter um veterinário responsável;
Observação: Estas medidas devem ser tomadas assim que a agressão for constatada, para que o laudo seja o mais fiel possível.
Denise Grecco Valente
OAB/SP 61.410

Campanha nacional permanente - “Fecha canil do CCZ - Tortura nunca mais” Eu aderi. (cole o slogan/link no email, blog, seja criativo)

5 comentários:

Anônimo disse...

ACHEI OTIMO , DEVEMOS SIM ENVESTIGAR ESSES PET SHOP, MUITAS COISAS AINDA TEM PRA DESVENDA

Anônimo disse...

Boa tarde, achei bacana a preocupação porém agressivo a alguns pets que são responsavéis. Não acho que todos precisam pagar por uma minoria.

Fernanda disse...

O Pet Shop deve ter respaldo sempre de um médico veterinário. Se o estabelecimento não tem um responsavel técnico, é irregular e com certeza as situações acima são passiveis de acontecer
A matéria generaliza demais os Pet Shops, a maioria não é como descrito na reportagem, e se houver responsavel técnico, isso se torna mais dificil ainda de acontecer.

Anônimo disse...

Srª Denise: acho de grande valia se alertar as pessoas de que existem pessoas/pet shops despreparados para atender os animais, como em qualquer ramo, assim como no seu, existem péssimos advogados que conheço pessoalmente. Mas você tentar generarlizar um ramo de serviços com casos esporádicos, na maioria acontecidos fora do Brasil já é demais. VocÊ falou muitas asneiras neste blog, mais ou menos como se eu que sou veterinário resolvesse criticar casos judiciais sem o devido conhecimento... Só para citar uma delas, é a tal "tesoura" dentro dos ouvidos...Para este fim é utilizada uma pinça cirúrgica, a mesma usada por cirurgiões para prender as artérias fechadas durante cirurgias, sem ponta alguma, e ainda, se você tivesse estudado ANATOMIA ANIMAL, saberia que o formato do ouvido do cão não nos deixa ter acesso direto ao tímpano causando o seu rompimento. Por essas e outras que as pessoas precisam saber o que estão falando antes de se tornar ativistas de qualquer coisa, e quem melhor deveria saber são os advogados, que quem fala muita besteira pode ser calado com um processo. Quem escolheu esta profissão como eu Srª Denise, a de lidar com os animais, com toda a certeza gosta e zela mauito mais por eles do que um advogado.

Grato pela atenção!
Fernando Michel

Isabela disse...

Parabéns pelo post, achei ótimo. Acho que todos deveriam investigar os pet shop, muitos mal trados dentro de pet vêem acontecendo.