domingo, 1 de janeiro de 2012

CCZ Aracruz - Igual em todo Brasil - Prisão e morte. -

Os animais abrigados no Centro de Controle de Zoonoses de Aracruz, no norte do Estado, estão completamente abandonados. Quem denuncia é a advogada e coordenadora do Centro de Promoção dos Direitos Humanos de Aracruz, Gilcineia Ferreira. Ela conta que recebeu uma denúncia anônima dando conta do estado de abandono dos animais e, ao verificar a denúncia, constatou que, além de os animais estarem em estado deplorável, o local em que funciona o Centro também está precário.

A denunciante afirma que constatou que o veterinário responsável pelo Centro de Zoonoses, Edgard Sixto Oliveira, não estaria comparecendo ao Centro desde antes do Natal e os animais estão sem tratamento. A advogada fotografou o estado dos animais e contabilizou o número de óbitos ocorridos no período de um mês.

Ela diz que do dia 23 de dezembro até esta sexta-feira (30) já morreram cinco filhotes de gatos, um filhote de cachorro e dois cachorros adultos. Já do dia 1 de dezembro até o dia 22 do mesmo mês morreram cinco filhotes de gatos, dois cães adultos e 18 filhotes de cães, sendo que um já cão já adulto morreu de cinomose.

Na visita feita ao Centro de Zoonoses de Aracruz, a advogada diz que encontrou várias cadelas com crias, sendo que uma delas e seus filhotes, estão contaminados com parvovirose ou cinomose, já que os animais estão defecando sangue com o odor característico. Uma das cadelas abrigada no Centro perdeu todos os filhotes para a doença.

A denunciante relata ainda que o Centro abriga uma cadela com câncer, com o abdômen inchado e ferimentos, e que ainda não recebeu qualquer tipo de tratamento. O local onde o Centro está instalado também é precário, com a estrutura física em abandono e mato por todos os lados. Após a saída do veterinário, não foi providenciado um substituto para cobrir os dias em que o veterinário contratado pelo município ficaria fora, agravando ainda mais a situação dos animais que permanecem sem tratamento.

Gilcineia completa dizendo que os animais chegaram a ficar cinco meses sem receber a ração fornecida pelo município, obrigando os cuidadores a pegarem ração emprestada de municípios vizinhos a Aracruz, para que os animais não morressem de fome.
Lívia Francez 
Foto capa: Gilcineia 
Fonte - Seculodiario.com.br
####
José Franson - Lute com todas suas energias para fechar todos os campos de concentração nazistas do Brasil, conhecidos como canis municipais do CCZ - Zoonoses, etc. Todos sem excessão, são humilhantes prisões medievais, que ainda teimam em existir no século 21, devem ser extirpados como cancros fétidos com cheiro de  morte. Todos os canis municipais, eu disse todos, são prisões de inocentes, inaceitaveis em sociedades civilizadas.

O que fazer???   Projeto postos veterinários de proteção aos animais... Leia, analise e lute por ele.


Por favor e por amor, não feche seus olhos nem tampe os ouvidos a súplica de sofrimento dos animais abandonados... O abandono de animais tem solução... Lute para o fim deste martírio, temos esta dívida ética, histórica com aqueles que consideramos como nossos melhores amigos. Vamos resgata-la... Se você participar, poderá salvar a vida de vinte milhões de cães e gatos que são assassinados todos os anos nas ruas e em todos os canis municipais CCZ. Tome atitude... Veja http://amigosdosanimaisdetatui.blogspot.com/2011/11/tristeza-e-alegria-escuridao-e-luz.html
Grato.

Campanha nacional permanente - “Fecha canil do CCZ - Tortura nunca mais” Eu aderi. (cole o slogan/link no email, blog, seja criativo)

4 comentários:

Gilcinea Ferreira Soares disse...

Depois que fiz a visita ao ccz de aracruz o responsável pelo setor exterminou através de eutanásia 03 dos animais que fotografei.
Hoje o veterinário retornou ao serviço e praticou eutanásia contra CINCO cães.
Se a enfermeira que matou o yorkshire sofreu tão duras críticas na rede, temos que agir de igual modo com a carnificina que está ocorrendo em Aracruz, pois aqui, veterinários que têm o dever legal de cuidar, optaram por matar..

thiago segatto disse...

eu estive no centro de zoonose esses dias e realmente vi a tristeza desses animais...a anos penso em algo para fazer... observo todos os animais abandonados pelas ruas de nossa cidade...e sinto uma mágoa imensa dentro de mim, e raiva ao mesmo tempo pelo descaso da gerencia de nosso município, precisamos nos juntar criar uma ong, temos pessoas de bom coração em nossa cidade... vamos fazer algo por favor !!

Hellen Tavares disse...

Nem todos os centros de zoonose são ruins! Conheci o canil da prefeitura de São Carlos - SP, e os cachorrinhos e gatinhos são tratados com muito amor, ainda que sejam muitos animais e fiquem juntos em baias, separados por tamanho e genero, estão saudáveis, limpos e alimentados corretamente!

Os gatos são criados livres, e eles abrigam inclusive animais de grande porte, como cavalos!
São pelo menos duas veterinárias por período, vários cuidadores, e eles ainda dão atendimento gratuito para os animais da população, afim de evitar abandonos!

É um exemplo a ser seguido.

José Franson disse...

Amiga Hellen, todos os canis municipais CCZ são prisões medievais de inocentes, nossos amigos não são criminosos... São instituições superadas, arcaicas, indefensáveis... Barbárie inconcebível em sociedades civilizadas... E em todos, note bem, em todos continuam assassinando sem dó nem piedade..a lei tem muitas brechas, e assassinam baseado na lei. Indefensável porque existe solução simples e muito, muito mais barato do que aprisionar e matar. Por favor leia e analise o projeto postos veterinários. Grato.