terça-feira, 29 de março de 2011

O fim dos canis da prefeitura ou CCZ em todo Brasil

O fim dos canis da prefeitura ou CCZ em todo Brasil


Comentário de Luna Manzano 


Protetor Franson


Eu concordo plenamente com seu pensamento de que os CCZS deveriam ser extintos, mas como fazer então até que o projeto "Postos veterinários de proteção aos animas" seja conhecido e aplicado em todo o país.  Obrigada.

Comentário de José Franson 
Olá Luna,
Grato pelo comentário.
O fechamento de todos os canis de CCZ no Brasil é sonho de todo protetor. Os canis do CCZ por definição e filosofia foram criados para retirar os animais abandonados das ruas. Não é função deles proteger os animais. O que fazem com os animais? Assassinam para dar vaga a outros. Em todos, veja bem, em todos, eles matam. Na imensa maioria, simplesmente matam usando diversos métodos, um mais cruel que o outro. Quando não o fazem abertamente, usam a calada da noite, usam local diferente, matam antes que chegue no CCZ, matam lentamente ao deixar juntos doentes e sadios. Nos raros canis de cidades onde os protetores tem feito trabalho incansável para melhora do canil, continuam matando os chamados mordedores e os de grande porte, ou os que chegam muito doentes. Se ainda não matassem, os melhores CCZ são uma prisão medieval, com celas pequenas e baias superlotadas. Estão todos abarrotados. Em uns poucos existem programas pró-ativos para adoções, mas não conseguem aliviar a superlotação. Todos os abrigos independentes estão lotados. O que fazer?
Se continuarmos nossa luta focando em melhorias no CCZ, ou mutirões de castração isolados, estaremos dando aspirina para paciente com pneumonia. Temos que ir à raiz do abandono.
Até agora não tínhamos um instrumento que de maneira clara e objetiva pudesse ser usado para nossas lutas. Quanta luta já encaramos para aumentar as castrações nos CCZ, quanto mutirões de todos os tipos...quantas milhares de horas em programas de conscientização!! Infelizmente sem conseguirmos avançar de maneira eficaz na base do abandono, que é alta natalidade.
Agora temos um instrumento - O projeto "Postos veterinários de proteção aos animais"  resolve definitivamente o abandono.  Por favor, leiam, analisem, estudem, divulguem.
O controle pré e pós execução do projeto, permite o controle eficaz, matemático do número de animais abandonados, através das esterilizações de controle, posteriores, executadas pelos postos veterinários de proteção aos animais, previstos no projeto. 
Os protetores que se inclinarem por convencer os prefeitos a executar apenas as "castrações iniciais de ajuste", sem a implantação dos postos veterinários, cometerão erro de avaliação fatal. É verdade que é mais fácil conseguir apenas as esterilizações, mantendo o canil do CCZ intacto. Em poucos anos o abandono estará de volta. Os CCZ não irão se preocupar, pela própria essência deles em dar continuidade ao controle eficaz. Será necessário acompanhamento eficiente se queremos solucionar o abandono, razão de ser dos "postos veterinários de proteção aos animais" um para cada grupo de 25 mil habitantes. A mudança começa pelo nome, a filosofia é outra. (vide projeto). Os postos além de fazerem o controle eficiente da redução do abandono em 90 %, farão cada um mais de 2 mil atendimentos clínicos / ano, gratuitos, hoje praticamente inexistentes nos CCZs. Serão os catalisadores de inúmeros programas de proteção animal, de iniciativa própria ou dos protetores da região.
Minha humilde opinião é que todos nós devemos centrar foco, energias e lutas para este projeto, para que nossos netos protetores não continuem chorando pelos abandonados.
Tudo de bom amiga Luna, a luta continua..
Veja, estude, analise, divulgue


solução definitiva para o sofrimento dos animais abandonados






Veja também -  Por que devemos fechar todos os canis municipais CCZ

Campanha nacional permanente - “Fecha canil do CCZ - Tortura nunca mais” Eu aderi. (cole o slogan/link no email, blog, seja criativo)




7 comentários:

Anônimo disse...

Um dia essa realidade cruel e absurda n mais vai existir, muito triste ver essas imagens! Tenho fé em Deus que um dia chegará o momento em que os animais serão cuidados e respeitados como merecem ser!
E que esse projeto maravilhoso logre êxito, essa é minha torcida!
Contem comigo!
Andressa Rocha

Anônimo disse...

Uma ação pública deveria ter eficácia para exigir que canis decentes fossem criados para amparar e proteger animais abandonados e vítimas de maus-tratos. Existe verba pra isso, os políticos representam muito mal o Brasil. As causas desse problema poderiam ser resolvidas facilmente, com interesse público. Os canis deveriam ser ambientes confortáveis para animais em estado de abandono e debilitados. Também é bom que se lembre de que um Estado pode ser avaliado, também, pela forma de que trata seus animais, com dignidade e respeito á vida. Reforço, também, que atos de crueldade e maus-tratos com animais são praticados, futuramente contra seres humanos, tanto que o código penal brasileiro deveria ser modificado para ampliar a pena e as multas e restrições a liberdade para quem praticasse crimes dessa natureza.

José Franson disse...

Melhor que canis decentes é não precisar de canis administrados pelo estado. Se for controlada a natalidade de maneira eficiente, não haverá animais abandonados e não serão necessários canis. A solução definitiva para o sofrimento dos animas existe. Por favor veja o link - http://amigosdosanimaisdetatui.blogspot.com/2011/02/solucao-definitiva-para-o-sofrimento.html

Veja e ajude a divulgar, ajude para que seja implantado em seu município. Grato.

Geração Lobos e Lobas disse...

Fechar as CCZS?
Abrigos e protetores estão abarrotados de animais,estão sempre c/a conta no vermelho,não tem nenhuma ajuda da prefeitura,ainda tem muitos cães pelas ruas q eles ñ conseguem pegar,pq ñ tem espaço,os "saudaveis "continuam nas ruas,podem vir a serem atropeado amanhã ou daqui a 30 dias ñ serem + saudaveis.
A CCZ fecha e os protetores q se virem+ ainda (como já se viram),c/o numero de animais q vai crescer?
A prefeitura tem q manter a CCZ,dar condições,instruir os funcionários,mandar veterinário regularmente,cuidar dignamente destes animais sem dono,pedir ajuda p/pessoas tb serem voluntárias,dar vacinas,medicamentos,todo o necessário p/os animais q lá permanecem viverem sem sofrimento.
O lema não é fechar as CCZS e sim ter uma reforma drástica na maneira de atuar.
Toda prefeitura tem q se responsabilizar c/isso,soltar dinheiro p/este caso e não ficar enfiando no bolso dele.
Afinal,se alguns protetores ,canis,mantem 100,200 animais e gasta 15,20 mil na manutenção c/ajuda das pessoas,pq a prefeitura não pode disponibilizar o mesmo valor p/cada canil q mantenha c/100 a 200 animais?
O valor não é tão grande assim p/eles,pegam tantos impostos...
Acho que seria mais ou menos porai.

José Franson disse...

A proposta é diminuir o número de animais abandonados de maneira que não precisarmos mais matar ou aprisionar em canis administrados pela prefeitura. Animais abandonados não devem ser mortos ou aprisionados. O projeto "Postos veterinários de proteção aos animais"
http://amigosdosanimaisdetatui.blogspot.com/2011/02/solucao-definitiva-para-o-sofrimento.html
sugere um novo estilo de gestão, que se executado soluciona o sofrimento dos animais, sem necessidade de prisões e assassinatos, não admissíl por ser antiético e cruel.
Por favor analisem o projeto e organize um grupo para convencer o prefeito de seu município a executa-lo. Os canis de CCZ deverão ser lembrados como infames campos de concentração criados por humanos sem coração nem ética.

Anônimo disse...

Na última foto, o cachorro que está no meio é um um Whippet ? Da raça dos galgos ?
Eu tenho um, eles são muito frágeis...
O meu é um Italian Greyhound. Sou Protetora de animais, muito em breve vou morar em uma casa com quintal, aí vou poder começar a resgatar os animais abandonados. No momento moro no trabalho do meu Pai.
Essas fotos são recentes ?

José Franson disse...

Olá,fico feliz por sua atitude de compaixão com os abandonados. Se queremos encontrar uma solução definitiva para o sofrimento destes inocentes, devemos focar nossa luta na implantação pela prefeitura do projeto Postos veterinários de proteção aos animais. Veja analise e lute por ele em seu município. tudo de bom. Link do projeto - http://amigosdosanimaisdetatui.blogspot.com/2011/02/solucao-definitiva-para-o-sofrimento.html