quinta-feira, 24 de novembro de 2011

CCZ Aracajú, igual a todos - Horror, assassinatos, maus-tratos


Entidades denunciam maus tratos no Centro de Zoonoses
A audiência que durou mais de três horas ocorreu no MPE
Entidades e voluntárias denunciaram maus tratos (Fotos: Portal Infonet)
Na manhã desta quarta-feira, 23, durante audiência na promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual (MPE) a promotora Adriana Ribeiro Oliveira ouviu inúmeros relatos de representantes de entidades de defesa dos animais sobre maus tratos e a falta de instalações adequadas no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
A audiência que durou mais de três horas emocionou a muitos presentes quando a voluntária da Associação Defensora dos Animais São Francisco de Assis (Adasfa), Nazaré Moraes, apresentou um extenso relatório com imagens de cães doentes que estão sendo sacrificados no Centro de Zoonoses. As imagens mostram ainda animais em locais inadequados com higiene comprometida. Muitos animais expostos em um corredor a espera da morte.
A voluntária disse ainda que animais com diagnóstico da leishmaniose são sacrificados no centro, muitos sem a realização de exames clínicos e laboratoriais. Mostrando uma foto de um animal com a sorologia positiva para a doença, Nazaré Moraes frisou que após tratamento adequado o cão refez os exames e deu negativo para leishmaniose. “Se este cão estivesse no CCZ não teria a mesma sorte e teria sido sacrificado”, disse.
A audiência durou mais de três horas
O coordenador do Centro de Zoonoses, Paulo Thiago dos Santos, negou qualquer situação de maus tratos no centro, mas admitiu que não possui estrutura para tratar de animais muitas vezes abandonados pelos donos. “97% dos cães apreendidos têm donos e somente 0,7% não tem dono. Muitas vezes os donos soltam pelo dia e prendem o animal à noite. O que acontece é que o animal fica doente e este dono abandona e o Centro de Zoonoses não tem estrutura para cuidar desses animais”, ressalta.
A promotora Adriana Ribeiro Oliveira frisou que aguardará um relatório técnico que será realizado por diversos órgãos para se pronunciar sobre o assunto.
Por Kátia Susanna
Fonte - Infonet Aracajú SE
#####
José Franson -   Este é o retrato em todas as cidades do Brasil. Veja bem,em todas as cidades. Algumas onde os protetores estão melhor organizados, se consegue algumas melhorias nas celas individuais ou coletivas, algumas adoções, melhor alimentação, etc. ,sempre quebra-galhos totalmente insuficientes para solucionar o sofrimento dos abandonados. O fato simples é que em todos os municípios precisamos encontrar o caminho para desmontar todas as estruturas de canis municipais, quer ligados ao centro de zoonoses CCZ, quer vinculados as secretarias municipais de meio ambiente. 

Como fazer isto? 

Esqueçam procurar o Judiciário - Emaranhado de leis, morosidade total, má vontade, decisões não cumpridas pelos prefeitos e sem punição pelo descumprimento. Esqueçam...

Esqueçam procurar o legislativo, vereadores -  Má vontade, quando aprovam, as leis são capengas, sem punição efetiva, etc.   Esqueçam...

Quem tem o poder de mudar a realidade?  O Prefeito, ele deve ser o focopara fazer mudanças efetivas, se 'convencido' pode mudar a realidade em poucos meses, basta a vontade política....

Como convencer o prefeito?  Esqueçam argumentos éticos, compaixão, amor, etc. Esta linguagem político ouve, diz que vai lutar pelo seu pedido, que você é maravilhoso por estar lutando pelos animais, etc.  Mas na prática não moverá uma palha para atender suas reivindicações que visem fechar as masmorras dos campos de concentração, conhecidos também como canis municipais CCZ.

Qual argumento que o prefeito ouve?

1 - Os prefeitos adoram argumentos baseados em votos. Alias, é o único argumento que você não precisa explicar, eles são mestres em compreender. Não basta você argumentar que seu grupo tem muitos votos, você tem que provar isto. Seus pedidos serão atendidos com toda certeza, com um detalhe - 2 - No caso do pedido para solucionar o sofrimento dos animais abandonados, eles não sabem o que fazer, afinal nunca pensaram nisto, aprisionar e matar os animais tem sido a solução a milênios. Você terá que levar a alternativa pronta,  que seja viável, barato, simples e de preferência que não necessite de leis, etc.    Difícil não....

Boa notícia -   Temos solução revolucionária e simples para as duas questões. - 

2 - Projeto para solucionar definitivamente o sofrimento dos animais abandonados, sem aprisionar nem matar os animais.  - Existe e é gratuito. Veja -  Projeto postos veterinários de proteção aos animais.

1 - Provar que o grupo tem muitos votos - O grupo 'família amigos dos animais' em Tatuí SP está dando certo, não somos ong, nem pretendemos evoluir para ong. Aceitamos apoio e também apoiamos todos os protetores independentes e todas as ongs da proteção, de todas as tendencias. Somos altamente politizados, mas não partidários. 

Elaboramos o projeto postos veterinários de proteção aos animais e agora a 'família' faz a luta com foco exclusivo para convencer o prefeito a executa-lo. 

Só internet , com mail-list de eleitores só da cidade, coletados por você e amigos entre eleitores só de sua cidade, (envio 3 emails por mês a todos, com notícias do grupo e proteção em geral) e manifestações públicas todo primeiro sábado de cada mês,  sem reuniões, finanças, arrecadações, etc.

Deu certo, encontrei muitos voluntários ativistas, muitos se formam ativistas com os emails que enviamos, estamos nos organizando.

No primeiro evento público, após alguns meses do início da 'família', sem nenhuma reunião física anterior, conseguimos reunir 70 pessoas, metade voluntários ativistas, ficamos felizes....  vamos avançar... 

Se conseguirmos que o projeto seja executado, o abandono estará solucionado na cidade, e estaremos muito organizados para outras lutas pela proteção animal. 

Inicialmente o foco é a execução integral do projeto postos veterinários de proteção aos animais. Não descansaremos enquanto o projeto não for executado.

Se  chegou a leitura até aqui, é porque você é apaixonado pela vida de animais humanos ou não. Está convocado para iniciar uma 'família amigo dos animais de (sua cidade). São pessoas simples que fazem as grandes revoluções quando se movimentam. 

Você pode, não espere que outro faça...Se você sofre com o sofrimento dos abandonados, agora você tem os instrumentos para lutar. 

Por favor e por amor, não feche seus olhos nem tampe os ouvidos a súplica de sofrimento dos animais abandonados... O abandono de animais tem solução... Lute para o fim deste martírio, temos esta dívida ética, histórica com aqueles que consideramos como nossos melhores amigos. Vamos resgata-la... Se você participar, poderá salvar a vida de vinte milhões de cães e gatos que são assassinados todos os anos nas ruas e em todos os canis municipais CCZ. Tome atitude... Veja o manual como iniciar uma 'família amigos dos animais'

Campanha nacional permanente - “Fecha canil do CCZ - Tortura nunca mais” Eu aderi. (cole o slogan/link no email, blog, seja criativo)

Um comentário:

Anônimo disse...

sofrimento não é pra ninguém,principalmente pra animais que não tem raciocinio algum,dói muito ,mas eles não sabem se expressar para seu dono,coitado vamos pensar nisso,salve uma vida q tambem sofre.