terça-feira, 11 de setembro de 2012

Assassinatos sem dó nem piedade em Corumbá. Revolte-se...


Centro de Zoonoses de Corumbá captura cães com leishmaniose

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) iniciou na última segunda-feira (10), a captura de cães com leishmaniose, doença transmitida pela picada de mosquitos do gênero Flébotomo, conhecido também como mosquito palha. O trabalho faz parte do inquérito canino que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Saúde da Prefeitura em duas regiões da cidade, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

A supervisora chefe do Centro de Zoonoses, bióloga sanitarista Grace Bastos, informou que a captura dos cães inbfectados pela doença está ocorrendo agora, após a realização dos exames laboratoriais. “Na medida que os resultados vão sendo informados, encaminhamos para o canil, para que seja providenciada a captura do animal infectado”, observou.

Segundo a bióloga, para que seja feito o recolhimento do animal com a doença, é desenvolvido um trabalho educativo junto ao proprietário, mostrando a ele a necessidade de encaminhar o cão ao CCZ para a eutanásia. “Não há tratamento. Se o animal permanecer na residência, o risco de contaminar outros animais é grande, isto sem contar o risco causado ao ser humano. Por isso é importante entregar o animal infectado para que o CCZ tome as devidas providências”, explicou.

A captura começou agora após realização de um trabalho iniciado com a coleta do sangue do animal em duas regiões da cidade, no Previsul e na Nova Corumbá, que atendeu também o Loteamento Pantanal, Guanã I e II, Kadweus. “A cobertura foi de 80%. A equipe coletou sangue de cerca de dois mil animais”, comentou.

O primeiro exame laboratorial foi o Diagnóstico Rápido para Leishmaniose. Segundo Grace, em caso do teste apontar resultado positivo, uma amostra é encaminhada para o laboratório do CCZ para que seja feita uma contra prova com outra técnica laboratorial, o Elisa. “Esta é mais uma etapa do inquérito canino. A pessoa que se negar a entregar o animal doente, terá que assinar um termo de responsabilidade e será informado sobre todos os riscos”, reforçou.

Grace informou que não tem um número exato de animais infectados. Segundo ela, os exames continuam sendo feitos e na medida que o resultado positivo vai sendo emitido, a equipe do CCZ vai a campo, para recolher o animal com leshmaniose. Destacou que, após esta nova etapa, a Centro de Zoonoses realizará mais um bloqueio, a partir de outubro, em todas estas localidades.


José Franson -  


Um comentário:

André Mansur disse...

Boa tarde!

Nós, do Blog do André Mansur, gostaríamos de contribuir com o seu blog com alguns de nossos textos sobre animais. Alguns texto, inclusive, trata da violência contra animais, tão recorrente. Segue alguns. Esperamos que a ajuda seja útil!
Abraços, Blog do André Mansur (andremansur.com/blog)

CAPITÁN: FIDELIDADE SEM BARREIRAS
http://andremansur.com/blog/capitan-fidelidade-sem-barreiras/

Violência contra animais: CRIME DE VERDADE!
http://andremansur.com/blog/violencia-contra-animais-crime-de-verdade/

Onça e seu sofá laranja
http://andremansur.com/blog/onca-e-seu-sofa-laranja/