quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Médicos atiram em cães para estudar medicina - Furb - Blumenau

Médicos e alunos atiram em cães para estudar laparoscopia. Furb - Blumenau - SC


"MATERIAL E MÉTODOS
Este projeto foi desenvolvido na Divisão de Experimentação da Disciplina de Técnica Cirúrgica da Universidade Regional de Blumenau.
O protocolo foi conduzido de acordo com as normas internacionais para utilização de animais de experimentação (Office of Science and Health Reports18), e iniciado após aprovação pela Comissão Científica e pelo Comitê de Ética do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo .
Foram utilizados 25 cães, do sexo feminino, sem raça definida, com peso variando de 10 a 12kg. Vinte destes cães foram submetidos a ferimento intra-abdominal por arma de ar comprimido e cinco, sem ferimento intra-abdominal, serviram como grupo controle na técnica da coloração de Gram.
Os cães foram submetidos à higienização, tratamento de verminose e vacinação (tríplice e anti-rábica) e mantidos, antes e após o procedimento cirúrgico, no Biotério da Universidade Regional de Blumenau, com acompanhamento de veterinário. A alimentação dos animais foi baseada em ração e dieta de arroz e carne. Os cães permaneceram em jejum durante as 12 horas que antecederam a cirurgia e foram higienizados e tricotomizados ainda no canil. Logo após, os animais foram transportados para o Centro Cirúrgico e, depois de pesados, colocados em decúbito dorsal sobre a mesa cirúrgica e imobilizados.
A anestesia foi induzida com tiopental na dose de 1ml/kg de solução a 2,5% e mantida com halotano inalatório, regulado pelo vaporizador. Neste experimento foram controladas a freqüência cardíaca e a pressão arterial média (pela dissecção da artéria femoral). A hidratação foi feita através de soro fisiológico, mantido durante todo o procedimento. A ventilação foi controlada com pressão positiva sem reinalação, com bolsa de três litros, com volume aproximado de cinco litros/minuto de oxigênio
Após a anestesia foi então realizado o disparo por arma de ar comprimido 4,5mm e projétil tipo diabolo, chumbo com ponta romba. O cano da arma foi posicionado encostado em um ângulo de 90º em relação ao plano sagital do animal. Não se deixou distância entre o cano da arma e o corpo do animal (tiro tipo encostado). O ferimento foi na borda externa esquerda do músculo retoabdominal, na altura do ponto médio entre o pube e o apêndice xifóide, isto é, o local alvo foi demarcado a partir de um ponto eqüidistante do apêndice xifóide e do pube, na linha mediana, deslocando-se para a esquerda em uma linha perpendicular com a linha mediana até a borda lateral esquerda do músculo reto anterior do abdome."


José Franson - A barbárie descrita aconteceu em 1999. Quantos outros experimentos com animais continuam neste momento...  em Blumenau, em Santa Catarina, querida Santa Catarina, de gente boa e lindas paisagens, e no Brasil todo. Se você se indignou, saiba que neste momento, milhares de animais, que sentem dor como nós, estão sendo torturados e cruelmente dissecados ainda vivos,friamente assassinados, em nome do ensino de técnicas pedagógicas de medicina em praticamente todas as faculdades de medicina e veterinária do Brasil e do mundo.
ET - Leia neste blog a postagem sobre o fim das experiências com animais em todas as faculdades do Canadá.
http://amigosdosanimaisdetatui.blogspot.com/2010/11/canada-declara-se-livre-da.html


2 comentários:

ADOTE UM ORELHUDO disse...

Muito bem! Temos q divulgar a crueldade q fazem!

Anônimo disse...

que animais, vermes merecem sofrer duas vezes mais o que os animais sofrem.