quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Canil municipal CCZ Vargem Grande - Igual a todos - Aprisionam e matam nossos amigos inocentes

LAMENTO INFORMAR-LHES QUE APESAR DE EMAILS PARA O GOVERNO DE S.P., PREFEITURA DE VARGEM GRANDE PAULISTA, SECRETARIA DE SEGURANCA PUBLICA, DEP. FELICIANO E DR.GILBERTO BABA, O PIT BULL DA FOTO, DÓCIL, MANSO E SADIO, FOI ASSASSINADO ESTA MANHA - 13-01-2012
Segue teor da reunião que a Dra. Magali teve com o secretário da Saúde de Vargem Grande e depois o de Cotia, sobre este caso do pit eutanasiado. Vejam a resposta da Dra. Irene (CCZ-Vargem Grande) sobre o caso.

16/01/12 as 10 da manhã em reunião com o secretário da saúde de Vargem Grande Paulista,depois de Cotia.
Foco da reunião:Pit Bull Macho eutanasiado.Vargem Grande Paulista possui uma veterinária responsável pelo CCZ,porém por falta de verba não possuem espaço físico,por este motivo abriram licitação pública e a clínica do Dr. Gilberto Baba ganhou a licitação.Dra. Irene é a responsável pelo CCZ de Vargem,quem me recebeu na reunião foram: Sr. Eduardo,secretário da saúde e Dra. Irene.Deixo bem claro que não vi o documento de licitação,também não pedi,eu não fui até lá para brigar e sim esclarecer fatos e buscar soluções.Dra. Irene do CCZ me esclareceu que aproximadamente 10 dias antes da eutanásia do animal,recebeu uma ligação na qual um senhor dizia para retirarem o seu próprio cão porque o mesmo havia mordido ele na mão.Dra Irene levou o animal na clínica conveniada.Segundo Dra. Irene do CCZ de Vargem,o animal ficou l á aos cuidados do Dr. Gilberto Baba,dono da Clínica,segudo ela e vejam bem eu não concordo com isso,ela diz que é somente 10 dias de observação


.Agora vou posicionar o meu questionamente ao Secretário e a Dra. Irene-Ao meu ver e legalmente falando vcs infringiram a lei estadual de 2008,criada pelo deputado Feliciano filho,um animal saudável não pode ser eutanásiado,se o animal tem histórico de mordedura tem na lei o paragrafo terceiro que diz que tem que ter comprovação de laudo médico da mordedura e que se em 90 DIAS,ninguém se interessar pelo animal para adota lo e ressociabiliza lo poderá então ir para eutanásia.Houve um laudo médico Dra. Irene? Ela na defensiva diz que o proprietário passou pelo pronto socorro,mas que com ela não havia nenhum laudo atestando mordedura.Perguntei então porque a eutanásia do animal 10 dias,uma vez que várias pessoas tentaram adoção e a clínica simplesmente direcionava a pessoa para o CCZ,isso quando não desligav a o telefone na cara da pessoa quando diziam sobre o Pit Bull.Quem conseguia ligar no CCZ,informavam que a Dra. Irene não se encontrava,impossibilitando a adoção do animal.RESPOSTA DELA: Menos de 10 dias,porque o Dr. Gilberto encontrou sinais estranhos no animal,como Raiva e ninguém me encontrava porque estava de férias.Minha réplica: Mas a doutoura como médica veterinãria sabe muito bem que a raiva se confunde com outras doenças e para descartar outras doenças o Dr. Gilberto teria que ter em mãos,exames laudos comprovando que não poderia ser outras doenças com sintomas parecidos com a Raiva,perguntei vc tem esses laudos???


Como sempre na defensiva e também defendendo seu colega Dr. Gilberto,disse que não haveria necessidade,que o Dr. Gilberto é soberano,quando isto foi dito por ela ,o secretário a questionou que em se tratando de leis teria sim que ter laudos e exames e que o animal não poderia ter sido eutanasiado,com todos viajando,inclusive o Dr. Gilberto que viajou um dia antes da morte do animal,esta nos Estados Unidos e só retorna depois do dia 20.O secretário dizia que o responsável por isso seria o Dr. Gilberto e ele teria que ser ouvido antes de qualquer coisa,concordo que todas as partes tem que ser ouvidas disse a ele,mas não concordo que a culpa é só da clínica,pois quem levou o animal até lá foi o CCZ,foi o CCZ que supostamente abriu licitação com esta clínica e quando alguém ligava questionando a eutanásia do animal,a clínica alegava que tinha um documento do CCZ com autorização para eutanásia e remetia a pessoa para a Dra. Irene.{este fato foi negado pelo secretário,diz que não existe nenhuma carta do CCZ}.


Outro fato que disse aos dois foi:A Dra. Beatriz substituta do dono da clínica enquanto este esta viajado,falou a mim que o animal era manso,quando eu liguei para tentar adotar o animal,mas já era tarde pois havia sido sacrificado,ela só me atendeu porque me identifiquei como médica vete rinária,caso contrário a recepcionista não teria passado o telefone,mesmo assim disse para recepcionista que tinha um cão para encaminhar para a clínica,pois se falasse do Pit não teria me passado.


Deixo bem claro a Dra. Beatriz disse a mim que o animal não oferecia perigo,pelo menos a ela não.Outro fato irrefutável é que o animal foi eutanasiado por um funcionário da clínica,configurando exercício ilegal da profissão.Na defensiva Dra. Irene,alegou que ele é estagiário,em contra partida eu aleguei que mesmo assim não pode,mais uma vez ela na defensiva alegou que pode quando há um veterinário supervisionando,eu argumentei que a Dra. Beatriz não participou da eutanásia,porque se ela me desmentir ela responderá {Dra. Beatriz},por ter eutanasiado ilegalmente um animal,Diante disso Dra. Irene ficou quieta.


O secretário da saúde ouviu tudo e disse que vai apurar os fatos e assim que tiver uma posição me retorna.O secretário me pareceu bem solicito,a reunião durou 3 horas.Outro fato que quero relatar aqui é que a reunião foi as 10 da manha de segunda dia 16,Dra. Irene estava lá as 10,mas antes das dez ela foi buscar a cabeça do Pit Bull para levar ao Pauster,para avaliar se tem raiva,em duas horas,porque a clínica abre as 8, ela saiu de Vargem foi a São Paulo e voltou.Este animal será que foi ao Pauster????Quanto ao laudo poderá ser verdadeiro????ESTE ANIMAL NAO TEM RAIVAAAAA!!!!!!!Se tivesse não estaria manso todo o tempo que permaneceu na clínica,e o Dono dele estaria morto a esta hora ou no mínimo deveria estar no Hospital Emílio Ribas em SP,se a cabeça do Pit, foi para o Pauster, o dono do animal teria que estar internado.Lamentável,não acham?????


Grata a todos que ajudaram e continuam ajudando neste caso,ñão vamos deixar isso cair na impunidade,este animal não morreu em vão,juntos podemos muito e salvamos vidas.Estou no aguardo do retorno do secretário.Obrigada a todos que se interessaram neste caso,m as ele ainda não acabou.


#####


José Franson -  Alegria e Luz
Este fato ocorrido em Vargem Grande Paulista SP  é o retrato em todos dos canis municipais CCZ, em todo Brasil. Veja bem,em todas as cidades. Algumas onde os protetores estão melhor organizados, se consegue algumas melhorias nas celas individuais ou coletivas, algumas adoções, melhor alimentação, etc. ,sempre quebra-galhos totalmente insuficientes para solucionar o sofrimento dos abandonados. 

O fato simples é que em todos os municípios,das metrópoles as vilas, precisamos encontrar o caminho para desmontar todas as estruturas de canis municipais, quer ligados ao centro de zoonoses CCZ, quer vinculados as secretarias municipais de meio ambiente. Os canis municipais são instituições arcaicas, medievais, antiéticas, ultrapassadas, nazistas, fascistas, abomináveis, incompatíveis com sociedades civilizadas.  Vergonha desprezível para cada um de nós, políticos ou não.

Como mudar isto? 

Esqueçam procurar o Judiciário - Emaranhado de leis, morosidade total, má vontade, decisões não cumpridas pelos prefeitos e sem punição efetiva pelo descumprimento, etc. Esqueçam...

Esqueçam procurar o legislativo, vereadores, deputados -  Má vontade, quando aprovam, as leis são capengas, sem punição efetiva, etc.   Esqueçam...

Quem tem o poder de mudar a realidade?  O Prefeito, ele deve ser o foco para fazer mudanças efetivas, se 'convencido' pode mudar a realidade em poucos meses, basta a vontade política....

Como convencer o prefeito?  Esqueçam argumentos éticos, compaixão, amor, etc. Esta linguagem político ouve, diz que vai lutar pelo seu pedido, que você é maravilhoso por estar lutando pelos animais, etc.  Mas na prática não moverá uma palha para atender suas reivindicações que visem fechar as masmorras dos campos de concentração, conhecidos também como canis municipais CCZ.

Qual argumento que o prefeito ouve?

1 - Os prefeitos adoram argumentos baseados em votos. Alias, é o único argumento que você não precisa explicar, eles são mestres em compreender. Não basta você argumentar que seu grupo tem muitos votos, você tem que provar isto. Seus pedidos serão atendidos com toda certeza, com um detalhe - 2 - No caso do pedido para solucionar o sofrimento dos animais abandonados, eles não sabem o que fazer, afinal nunca pensaram nisto, aprisionar e matar os animais tem sido a solução a milênios. Você terá que levar a alternativa pronta,  que seja viável, barato, simples e de preferência que não necessite de leis, etc.    Difícil não....

Boa notícia -   Temos solução revolucionária e simples para as duas questões. - 

2 - Projeto para solucionar definitivamente o sofrimento dos animais abandonados, sem aprisionar nem matar os animais.  - Existe e é gratuito. Veja -  Projeto postos veterinários de proteção aos animais.

1 - Provar que o grupo tem muitos votos - O grupo 'família amigos dos animais' em Tatuí SP está dando certo, não somos ong, nem pretendemos evoluir para ong. Aceitamos apoio e também apoiamos todos os protetores independentes e todas as ongs da proteção, de todas as tendencias. Somos altamente politizados, mas não partidários. 

Elaboramos o projeto postos veterinários de proteção aos animais e agora a 'família' faz a luta com foco exclusivo para convencer o prefeito a executa-lo. 

Só internet , com mail-list de eleitores só da cidade, coletados por você e amigos entre eleitores só de sua cidade, (envio 3 emails por mês a todos, com notícias do grupo e proteção em geral) e manifestações públicas todo primeiro sábado de cada mês,  sem reuniões, finanças, arrecadações, etc.

Deu certo, encontrei muitos voluntários ativistas, muitos se formam ativistas com os emails que enviamos, estamos nos organizando.

No primeiro evento público, após alguns meses do início da 'família', sem nenhuma reunião física anterior, conseguimos reunir 70 pessoas, metade voluntários ativistas, ficamos felizes....  vamos avançar... 

Se conseguirmos que o projeto seja executado, o abandono estará solucionado na cidade, e estaremos muito organizados para outras lutas pela proteção animal. 

Inicialmente o foco é a execução integral do projeto postos veterinários de proteção aos animais. Não descansaremos enquanto o projeto não for executado.

Se  chegou a leitura até aqui, é porque você é apaixonado pela vida de animais humanos ou não. Está convocado para iniciar uma 'família amigo dos animais de (sua cidade). São pessoas simples que fazem as grandes revoluções quando se movimentam. 

Você pode, não espere que outro faça...Se você sofre com o sofrimento dos abandonados, agora você tem os instrumentos para lutar. 

Por favor e por amor, não feche seus olhos nem tampe os ouvidos a súplica de sofrimento dos animais abandonados... O abandono de animais tem solução... Lute para o fim deste martírio, temos esta dívida ética, histórica com aqueles que consideramos como nossos melhores amigos. Vamos resgata-la... Se você participar, poderá salvar a vida de vinte milhões de cães e gatos que são assassinados todos os anos nas ruas e em todos os canis municipais CCZ. Tome atitude... Veja o manual como iniciar uma 'família amigos dos animais'

Um comentário:

Anônimo disse...

segundo informacoes do Conselho Regional de Medicina Veterinaria, um animal suspeito de raiva tem que estar VIVO e encaminhado ao INSTITUTO BUTANTAN para averiguar os fatos, pois sendo uma doenca contagiosa, eles tem que saber tudo sobre o animal, por onde passou, todos os detalhes, portanto mais uma RAZAO dentro das leis PARA NAO TEREM EUTANAZIADO O ANIMAL. Quantos caes ja foram entao eutanaziados nessa clinica? espero sinceramente que o Secretario da Saude faca uma investigacao seria sobre o assunto e que venha a publico o resultado dessas investigacoes, caso contrario teremos que lutar por outros emais...APOIO TOTALMENTE AO PROJETO POSTOS VETERINARIOS, BOA SORTE NO DIA 22 DE JANEIRO.