segunda-feira, 30 de maio de 2011

Resgatei um gatinho bebê - O que devo fazer?

Criando Gatinhos Órfãos
 Resgatei um gatinho bebê - O que devo fazer?

Infelizmente a crueldade em tirar da mãe filhotes muito pequenos, bebês incapazes de sobreviver sozinhos, é coisa comum de acontecer. 
Por incrível que pareça, alguns humanos acham "uma maldade castrar seus animais", mas não vêem maldade em abandonar à própria sorte ou até mesmo sacrificar, filhotes que não desejam.

 
Por isso tantas pessoas encontram bebês gatos nas ruas. 
Se isso acontecer, antes de tudo, não entre em pânico.  
Se você dispõe de paciência, tempo, amor e determinação, você está apto a realizar esta trabalhosa tarefa. E acredite, a recompensa pelo trabalho no final é imensa. É trabalhoso sim, mas o período mais difícil, os trinta dias iniciais de vida, é bem curto.



Passei por essa experiência antes de ser Veterinária. Por isso acho que conheço os dois lados do problema. Hoje existem produtos no mercado, como leite em pó para gatinhos e mamadeiras próprias, que facilitam bem a tarefa, coisa que na época não havia. Era na base do improviso.  
Em março de 1986, encontrei 3 gatinhos, irmãos de ninhada, abandonados na rua dentro de um saco de papel. Acredito que tinham por volta de 15 dias.


Foi muito trabalhoso, mas como recompensa ganhei o amor incondicional de meus "filhos gatos" – Tara Elvis, Sheeba e Docinho.
Eles já não estão mais entre nós, fisicamente.  Docinho se foi com 11 anos. Tara e Sheeba com 15.  O amor, lealdade e companheirismo são inesquecíveis e continuam comigo eternamente. Por isso digo que vale a pena! 



Se você encontrou um bebê gato, a primeira coisa a fazer é levá-lo a um veterinário assim que for possível. Ele irá examiná-lo, ver seu estado de saúde, calcular sua idade e orientar você a respeito dos cuidados, vacinas, etc. Se notar que o gatinho está muito desidratado,  não responde a estímulos, debilitado por não se alimentar há muito tempo, você pode dar  Pedialyte sem sabor, que se compra em qualquer farmácia, ou passar glicose de milho (Karo) na sua gengiva para elevar o nível de açúcar no sangue. Com isso você ganhará um tempo precioso para conseguir chegar ao veterinário mais próximo. 
 
Se você já tiver outros gatos em casa, o gatinho deverá ficar de quarentena. Isso evitará que  ele passe, caso tenha, alguma doença para os gatos já existentes. A separação também evitará acidentes, já que ele é pequeno e indefeso. Os mais velhos podem considerá-lo uma ameaça, um estranho que invadiu seu território. É necessário um tempo de exposição lento e gradual, sob supervisão, para que se acostumem uns aos outros. Mas não nessa fase do pequeno. 
Providencie uma caixa de papelão forte. Se estiver em época de frio, forre com bastante jornal, toalhas velhas e macias, cobertores velhos, etc. para deixá-lo aquecido. Isso é muito importante. O frio pode matar um filhote em pouco tempo. Se no lugar onde você mora faz muito frio, será necessário algum tipo de aquecimento, como uma bolsa de água quente colocada debaixo de toalhas. Mas por favor  CUIDADO, não é para assar os pequenos, mas sim aquecê-los. Cuidado com a temperatura. Calor em excesso também pode ser fatal.


A caixa dos gatinhos deve ficar em local protegido de correntes de ar, calmo e com pouco barulho. Você pode colocar uma tolha por cima da caixa, deixando, é claro, uma abertura para a passagem e renovação de ar. A toalha manterá a caixa aquecida e no escuro, ajudando os pequenos a dormir.Se você tiver algum bichinho de pelúcia ou algodão, lavável, pode colocá-lo na caixa. Assim eles terão a sensação de estarem com a mãe e ficarão mais tranqüilos.  
Procure num bom Pet Shop por leite em pó específico para gatos e mamadeira. Em caso de emergência, até conseguir comprar o necessário, você pode improvisar com conta-gotas ou mesmo pequenas mamadeiras para bebês (chucas) tomarem chá ou remédio. Use leite para bebês, como o Nanon ou mesmo leite de vaca, mas isso por muito pouco tempo, já que esses tipos de leite causam diarréia. Se onde você está não existe leite para gatinhos, você pode utilizar uma receita especial de sucedâneo:
Receita do Sucedâneo:  
1 litro de leite Integral
2 gemas
2 colheres de sopa de creme de leite
1 colher sopa de açúcar
1 pitada de sal  
Modo de Preparo: Bata as gemas, acrescente o leite e coloque a ferver.
Quando estiver fervendo, coloque os demais ingredientes. Deixe esfriar.
Dar a mamadeira a filhotes tão pequenos pode ser um grande desafio. Mas tenha calma e paciência. É tudo uma questão de tempo, prática e adequação para ambas as partes.


O importante é que o filhote se sinta estimulado a mamar. No início não vai ser fácil, já que ele não irá reconhecer naquela coisa de borracha as tetas de sua mãe. Mas a fome e o instinto de sobrevivência sempre falam mais alto. Para que ele não desista de sugar o bico da mamadeira, o tamanho do furo é muito importante. Se for muito pequeno ele se cansará logo e desistirá de mamar. Mas também não pode ser tão grande que ele se engasgue. Se o gatinho se recusar a mamar, tente mudar a posição da mamadeira, do bico na boca, mude a posição do gatinho, até descobrir a forma que dá mais certo. A minha Docinho só mamava de barriga pra cima, em qualquer outra posição ela se recusava a mamar.
Se depois de tudo, ele continuar a se recusar, procure a ajuda de um veterinário.


Fique atenta à quantidade que o gatinho mama e se perde peso. Eles devem mamar com intervalos regulares, que vão se espaçando a medida que crescem. Com 4 semanas, época do desmame, eles mamam apenas 2 vezes ao dia, já que comem papinha além da mamadeira.
Com 3 semanas você pode iniciar o processo de desmame. Geralmente não é difícil e os pequenos gostam de experimentar novos sabores. Acrescente ao leite, um pouco de sopa de bebê, batida no liquidificador. Your browser may not support display of this image.
Essa sopa é feita com legumes variados, carne branca de frango, um cereal (arroz, aveia, ou outro), um pouquinho de sal. Deixar cozinhar bem e depois de frio bater no liquidificador até ficar homogêneo. Ofereça morna. Com 4 semanas ofereça a sopinha num pires, em pouca quantidade. Eles vão se sujar, mas estão aprendendo a comer sozinhos, e isso é ótimo pra você! Após a festa, limpe-os com pano úmido em água morna, seque-os bem para que não sintam frio. 
                     
Outro ponto importante é a higiene. Você certamente não irá gostar, mas terá que substituir a mãe nessa tarefa também. Quando muito pequenos, os gatinhos só evacuam e urinam quando estimulados pelas lambidas da mãe, quando esta os lava após as mamadas. Calma, você não precisa lambê-los! Um algodão embebido em um pouquinho de água filtrada  morna já faz o serviço. Aproveite para limpá-los de resíduos de leite, fezes e urina, para que o local onde dormem e passam todo o tempo esteja sempre limpinho. Troque regularmente toalhas, jornais, etc.
Até abrirem os olhos, por volta de 10 dias, os gatinhos costumam produzir poucas fezes. Mas se não fizerem nada por mais do que dois dias, procure a ajuda do veterinário.


Com 3 semanas de idade, você pode fazer aos pequenos a primeira apresentação a uma caixa sanitária. Utilize uma caixa baixa e pequena, coloque um pouco de granulado sanitário e deixe que explorem a caixa. Se puder coloque um pouquinho das  "necessidades" na caixa, isso irá ajudar na aprendizagem. O instinto de enterrar na areia é natural e não precisa ser ensinado.


O período de 2 a 7 semanas é muito importante para a socialização. O contato positivo com humanos diferentes nessa fase fará com que o gato cresça amistoso. 


Boa Sorte...


Julie gataemia@gmail.com
fonte -  http://www.becodosgatos.com.br/

Campanha nacional permanente - “Fecha canil do CCZ - Tortura nunca mais” Eu aderi. (cole o slogan/link no email, blog, seja criativo)


6 comentários:

Art by Lu disse...

Olá = ) Outra dica que gostaria de passar: se a pessoa morar num local frio e não tiver bolsa térmica, pode fazer garrafas pet aquecidas: ferva água, coloque com cuidado numa garrafa pet de 2L [muito cuidado p/ não deformar o gargalo], espere a pet deformar [vai acontecer devido ao calor] e feche muito bem, certificando-se de que não está vazando [continua]

Art by Lu disse...

Depois, enrole a garrafa numa toalha de banho grande [garrafa na horizontal e toalha na vertical], até formar um "rolão". O calor da garrafa irá passar gradualmente pela toalha, e manterá os gatinhos aquecidos por uma noite inteira = ) Se estiver muito frio, faça uma a noite e troque pela manhã e a noite novamente. Alem de manter aquecidos, o formato da "mãe-garrafa" [como costumo chamar] é semelhante ao de uma gata, os gatinhos se aninham e dormem tranquilamente. Já cuidei de muitos gatinhos bebês, alguns resgatei ainda com cordão umbilical, e estão todos bem = ) Abraços

JULIANA disse...

OLÁ JOGARAM UM GATINHO EM MINHA PORTA AINDA COM O CORDÃO E PLACENTA CORTEI O CORDÃO E NÃO SABIA COMO DAR DE MAMA ISSO ERA QUASE MEIA NOITE. PESQUISEI NA NET LEITE CASEIRO E AONDE DAR NÃO TINHA SERINGA,CHUCA OU CONTA GOTAS E AI RESOLVI O PROBLEMA COM UM VIDRINHO DE PLASTICO AQUELE DE DIPIRONA,LAVEI COM AGUÁ QUENTE E DEI DE MAMA ,HOJE ELE ESTA COM 8 DIAS DE VIDA ACHO QUE DEU CERTO POIS ELE ESTA FORTE E GORDINHO.E PELO VISTO FELIZ .SABEM O NOME DELE É LUCK (SORTEADO);BEIJOS E BOA SORTE NESSA NOSSA LUTA CONSTANTE CONTRA O DESCASO DO SER HUMANO.

Anônimo disse...

NOSSA , JULIANA MEUS PARABÉNS VIU, TENHO CERTEZA QUE DEUS ESTA CONTIGO POR TRATAR ASSIM OS ANIMAIS , AQUI MATARAM A MÃE E DEIXARAM 7 GATINHOS MUITO PEQUENOS,NEM OS OLHOS NÃO ABRIRAM AINDA, QUERO VER O QUE VAMOS FAZER , POIS AQUI NA MINHA CASA JA TENHO MAIS 3 BEBES , ESTOU ATÉ PENSANDO EM TRAZER PRA MAMAR NA GATA DAQUI DE CASA, SÓ ESTOU COM MEDO DE ELA ESTRANHAR ELES, E TAMBEM DE ELES FICAREM DOENTES, DEUS DO CÉU QUANTA GENTE RUIM NO MUNDO MATAR OS BICHINHOS TADINHOS.
FICA COM DEUS.

Giovana disse...

ai ai estou nesta missão de cuidar de 3 gatinhos abandonados...realmente não é fácil! eles devem ter uns 15 dias...vamos à luta!!! com suas explicações ficou mais fácil para entende-los...rsss

eloyza disse...

Ola gentee minha gatinho mel engravidal de 5 gatinhos estou tentando cuidar deles mais com a mamae perto deles é facil e ficou mais facil ainda com as dicas muito obgd