sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Ajude a proteger os peixes - Muita dor. Grato

O livro Os peixes sentem dor? revela que os cientistas descobriram que o peixe dourado possui receptores de dor no couro e é capaz de aprender
Para muita gente, o peixe não passa de uma rica fonte de proteínas sem sentimentos. Mas um livro polêmico revela que os cientistas acreditam que esse animal, que já foi símbolo de estupidez, não só sente dor como possui uma vida emocional complexa.

A autora do livro Os peixes sentem dor?, Victoria Braithwaite, explica que não existe um motivo lógico por que as pessoas não devam tratar esses animais com a mesma consideração que dão aos mamíferos e pássaros.
O livro não foi escrito por um vegetariano radical, mas por uma bióloga marinha imparcial... e que come peixe.


Para descobrir se os peixes sentem dor, a autora fez várias experiências. Ela injetou veneno de abelha e vinagre em volta da boca de alguns peixes.

Aqueles que receberam o veneno reagiram de forma diferente dos que não receberam as injeções - eles ficaram com a área irritada e perderam o interesse em comida até que o efeito do veneno passasse.

Experiências recentes feitas pelo biólogo marinho Peter Laming, de Belfast, na Irlanda, mostraram que o caminho da dor existe no peixe dourado, conectando receptores no couro, por meio da medula espinhal, ao cérebro.

Cientistas espanhóis descobriram que o peixe dourado, conhecido por sua estupidez, é capaz de aprender e de lembrar de seu caminho no meio da confusão.

Os chichlids-macho, peixes tropicais de água doce agressivos, são capazes de avaliar a habilidade de luta de seus potenciais rivais só de observar brigas anteriores.

Esta habilidade de criar um ranking mental é chamada de inferência transitiva, uma capacidade que o ser humano só atinge aos quatro anos de idade.

Mas a conclusão de Victoria é surpreendente porque não estamos acostumados a ver os peixes como criaturas conscientes, revelou o jornal inglês DailyMail  (08/08/2011).

A “face” sem expressão dos peixes, sua falta de membros e seu ambiente aquático meio alienígena tornaram difícil saber se eles deveriam ser tratados no mesmo nível dos pássaros, répteis e mamíferos ou agrupados junto a vermes, insetos e lagostas.

Os mamíferos possuem detectores de dor especializados, chamados nociceptores, que transmitem sinais ao cérebro quando eles se ferem. Os peixes também.
####
José Franson - Eu não como peixe e não pesco. Meu sonho é convencer todos os pescadores e todos que comem carne, de peixe e outras, a pensar em alimentação sem crueldade, sem violência. Se eu conseguir convencer você, amigo leitor, já me sentirei um pouco mais feliz, de verdade. Por favor, pense. Grato.
Fonte - R7
Link interessante - Por que sou vegan

Campanha nacional permanente - “Fecha canil do CCZ - Tortura nunca mais” Eu aderi. (cole o slogan/link no email, blog, seja criativo)

8 comentários:

Ana Karina Pierotti disse...

Acredito plenamente que assim como as aves e os mamíferos, os peixes também sentem dor. Há 4 anos parei de comer qualquer tipo de carne animal, desde criança me entristecia ver o peixe se contorcendo e agonizando antes de morrer. Pesca para mim é crueldade, não entendo como pode ser prazeroso para alguém ferir o peixe com o anzol, rasgar sua mandíbula e depois jogá-lo em cestas e esperá-lo morrer lentamente, vendo-o contorcer e querer voltar pra água.
Se eles possuem a espinha dorsal certamente sentem dor e possuem receptores nervosos.
Acho errado matar qualquer tipo de animal para saciar nosso apetite, quando se há alimentos maravilhosos, saudáveis e que não foram obtidos através do sofrimento de algum animal!!!!

Anônimo disse...

Nossa,gostei muito de aprender e tenho um peixinho dourado se chama Habiner!Mas vim falar que devemos parar de maltratar,pense você gostaria que alguem te corte?Sei que sua resposta é não mas então porque corta os peixes?O que você não quer que fassam para você não fassa para o proximo!

@NandoGoms disse...

os kinguios naum tem couro eles são peixes de escama

@NandoGoms disse...

outra coisa na biblia se fala muito claramente que quando se mata um animal só pra tortura e essas coisas isso alem de ser pecado eh crime mas quando eh pra consumo humano naum pq se fosse o consumo tb seria crime

Ivi disse...

SOU RADICALMENTE CONTRA QUALQUER TIPO DE MATANÇA A ANIMAIS, INCLUSIVE OS PEIXES. DEIXEM-OS VIVER. O HOMEM PRECISA PARAR COM O ABUSO DE PODE SOB PRETEXTO DE SE ALIMENTAR. ALIMENTEM-SE DE FRUTAS, LEGUMES, VERDURAS. lÁ ENCONTRARÃO O QUE NECESSITAM PARA LEVAR UMA VIDA SAUDÁVEL SEM DERRAMAMENTO SANGUE E NEM TIRAR A VIDA DE NOSSOS ANIMAIS.

Anônimo disse...

mas na biblía sagrada JESUS CRISTO dividiu peixes e pães para uma multidão faminta!!então Jesus pecou??

Anônimo disse...

Após dois mil anos já é tempo de ter aprendido alguma coisa, não acha?

Maurício disse...

A Bíblia diz se alguma coisa é crime? Pensei que era o Código Penal.