Veterinários da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Assassinaram 15 cães saudáveis, com requintes de crueldade, para estudar artrose.
MATERIAL E MÉTODOS
Foram utilizados 15 cães, sem raça definida, de ambos os sexos, de peso entre 18 e 25kg, provenientes do Canil de Zoonoses da Prefeitura de Belo Horizonte, MG. Os animais que se apresentaram saudáveis aos exames clínico e laboratoriais (hemograma, pesquisa de hemoparasitas e leishmaniose), e com articulações do joelho radiograficamente normais foram encaminhados para canis individuais do tipo solário, onde permaneceram e receberam ração comercial1 em quantidade sugerida pelo fabricante, durante todo o período de observação. Os animais foram submetidos à artroscopia do joelho esquerdo no qual se procedeu à primeira avaliação da cartilagem articular, seguida de desestabilização da articulação por meio da secção do ligamento cruzado cranial (LCCr), de acordo com o método de Pond eNuki (1973).
A instabilidade articular foi mantida por três semanas e, após este período, procedeu-se a novo exame artroscópico seguido de artrotomia e substituição do LCCr pela técnica intra-articular com utilização da fáscia lata segundo Schwalder (1989).
Após a substituição do ligamento, os animais foram divididos em três grupos de cinco (GI, GII e GIII). O grupo I recebeu somente tratamento cirúrgico e constituiu o controle. O grupo II recebeu 24mg/animal de sulfato de condroitina2, por via IM, de cinco em cinco dias, totalizando seis aplicações. O grupo III foi tratado com hialuronato de sódio3 na dose de 20mg/animal, por via IV, de cinco em cinco dias, num total de três aplicações. Os protocolos de tratamento seguiram as indicações dos fabricantes. Os animais foram mantidos em canis solários individuais e observados por 90 dias.
Ao final desse período, os animais foram sacrificados com sobredose de tiopental sódico, submetidos a exame pós-morte e à colheita de material para exame histopatológico.
Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia
Print version ISSN 0102-0935
Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. vol.60 no.1 Belo Horizonte Feb. 2008
doi: 10.1590/S0102-09352008000100013
MEDICINA VETERINÁRIA
Sulfato de condroitina e hialuronato de sódio no tratamento da doença articular degenerativa em cães. Estudo histológico da cartilagem articular e membrana sinovial.
E.G. Melo; V.A. Nunes; C.M.F. Rezende; M.G. Gomes; C. Malm; V.A. Gheller
Escola de Veterinária - UFMG – Caixa Postal 567 – 30123-970 – Belo Horizonte, MG
Contato UFMG - http://www.ufmg.br/contato/index.shtml
Contato UFMG - http://www.ufmg.br/contato/index.shtml
Veja postagem relacionada -
A barbárie descrita aconteceu em 2007. Quantos outros experimentos com animais continuam neste momento... em Minas Gerais e no Brasil todo. Se você se indignou, saiba que neste momento, milhares de animais, que sentem dor como nós, estão sendo torturados e cruelmente dissecados ainda vivos,friamente assassinados, em nome do ensino de técnicas pedagógicas, e para experimentos de todo tipo, em praticamente todas as faculdades de medicina e veterinária do Brasil e do mundo. Divulgue, se puder faça algo.
ET - Leia neste blog a postagem sobre o fim das experiências com animais em todas as faculdades do Canadá.
http://amigosdosanimaisdetatui.blogspot.com/2010/11/canada-declara-se-livre-da.html
http://amigosdosanimaisdetatui.blogspot.com/2010/11/canada-declara-se-livre-da.html
11 comentários:
MALDITOS!!! CRIMINOSOS!!! ASSASSINOS!!! SERÁ QUE NESTE PAÍS ESSES ASSASSINOS TRASVESTIDOS DE MÉDICOS VETERINÁRIOS VÃO FICAR IMPUNES??? ANIMAIS NÃO SÃO "COISA OU PRODUTOS"!!! PRECISA URGENTE SER CRIADA LEI QUE LIBERTE E OFICIALIZE COM EFICÁCIA OS DIREITOS DOS ANIMAIS, PARA QUE ESSA "GENTE" DESUMANA, SEM UM PINGO DE SENSIBILIDADE, FRIAS E CALCULISTAS, PAGUEM PELOS CRIMES COMETIDOS!!! CADEIA NELES!!!OS ANIMAIS (NOSSOS IRMÃOS), EXISTEM POR SUA PRÓPRIA EXISTÊNCIA, ASSIM COMO OS HUMANOS, E SE VEM AO MUNDO TEM QUE TER DIREITO À VIDA E Á LIBERDADE! POR SEREM SERES SENCIENTES QUE NEM OS HUMANOS, COM CAPACIDADE PARA SENTIREM DOR, MEDO, SOFRIMENTO, ALEGRIA, FRIO, CALOR, FOME, ESTRESSE, SAUDADE, COMO TAMBÉM INTELIGÊNCIA, DIVIDEM ASSIM CONOSCO O PRIVILÉGIO DE TER UMA ALMA!!! OS DIREITOS À VIDA, À LIBERDADE E CUIDADOS TEM QUE SER O MESMO. NÓS HUMANOS POSSUÍMOS A CAPACIDADE DO RACIOCÍCIO, É NOSSA OBRIGAÇÃO CUIDAR, ZELAR E ACIMA DE TUDO RESPEITAR TODAS AS ESPÉCIES VIVAS DO NOSSO ESTÁBULO, A NOSSA CASA, O PLANETA TERRA! PORTANTO, POR SEREM OS ANIMAIS, INOCENTES E INDEFESOS E NÃO POSSUÍREM A CAPACIDADE DE RACIOCÍCIO, OS CRIMES CONTRA ELES É UMA GIGANTESCA E LARGA CRUELDADE, COVARDIA, IGNORÂNCIA E ATRASO NA EVOLUÇÃO HUMANA DEVENDO, OS CRIMES CONTRA ESSES SERES INOCENTES QUE NÃO SABEM FALAR POR SI, SER PUNIDOS DA MESMA FORMA QUE OS CRIMES PRATICADOS CONTRA OS HUMANOS.LIBERTAÇÃO E DIREITO ANIMAL JÁ!!! PUNIÇÃO A ESSES TRASVESTIDOS E MALDITOS MÉDICOS VETERINÁRIOS ASSASSINOS, PUNIÇÃO IMPLORAMOS! CHEGA DE TANTO IMPUNIDADE!!! EM NOSSO MUNDO GLOBALIZADO NÃO HÁ MAIS ESPAÇO PARA ESSAS CRUELDADES! A SOCIEDADE DA NOSSA ERA CLAMA POR PAZ, HARMONIA, AMOR, E RESPEITO A TODAS AS FORMAS DE VIDA EXISTENTES!PAZ, JUSTIÇA E AMOR!!!
Estou revoltada! A dor no coração me impede de expressar em palavras o que estou sentindo!
E MUITO DIFICIL FALAR O QUE ESTES BARBAROS ESTAO FAZENDO COM ESTES ANIMAIS.O ODIO E MUITO GRANDE, GOSTARIA DE SEBER SE ELES MATARIAM PESSOAS DE SUAS FAMILIA PARA SALVAR OUTRAS VIDAS????????????
Não sei o que dizer. Fico seriamente chateado com uma coisa dessas. Como é que pode alguém que estudou para ajudar os animais, praticar tal ato atroz. Esse tipo de pessoas deveriam ser processadas e presas.
É muito triste, Essas aí são pessoas sem coração !
Eu estava acompanhando essas histórias e inúmeras outras da UFMG, e o Ministério Público tem uma ação contra eles. Alguem sabe me dizer se algo foi feito?
abraços.
MALDITA RAÇA HUMANA
Vergonha para a UFMG!!!
Malditos!!!! É terrível saber que existem monstros como estes!!! A minha esperança é que eu creio em "Justiça Divina" e um crime nunca vai deixar de ser punido!!! Acredito nisso mais que tudo.E espero que sejam tomadas medidas contra isso antes que outros sigam o péssimo exemplo dessa gente Ruím. Se é que podem ser chamados de Gente!!!!
Vergonha eu sinto de vocês, eu sou médico veterinário e estudo na ufmg, e vejo todos os dias um monte de ditos "defensores da natureza e dos animais" gastando mais de 5.000,00 em cirurgias e tratamentos com cachorrinhos mimados, e passando do lado de favelas e crianças abandonadas e não darem a mínima. Isso é ser humano?
"OS ANIMAIS (NOSSOS IRMÃOS), EXISTEM POR SUA PRÓPRIA EXISTÊNCIA", isso aí pode até estar certo, mas os cachorros não fazem parte disto, porque nós os criamos, e eles estão cada dia mais doentes e a culpa é nossa, e isso tudo pra que?
Só pra satisfazer nossas vontades e anseios, não sei o que leva a uma pessoa achar que cachorros são iguais ou melhores que as pessoas. Fazem aniversários e até casamentos de bichos, gastando fortunas. Porque não ter um filho? Porque filhos crescem e passa a época em que se pode vesti-los e fazer todo tipo de coisas ridículas com eles.
Prezado anônimo,
Por favor, nunca pratique a veterinária, encontre outro trabalho que fique longe dos animais. Grato.
Postar um comentário